Ruy avalia concorrentes na Série B, preparação e garante: "Vai ser um Vitória muito diferente"

"Tenho certeza que no sábado vai ser um Vitória muito diferente, muito competitivo", afirma Ruy — Foto: Maurícia da Matta / Divulgação / EC Vitória

"Tenho certeza que no sábado vai ser um Vitória muito diferente, muito competitivo", afirma Ruy — Foto: Maurícia da Matta / Divulgação / EC Vitória

Sem jogar desde o início deste mês, o Vitória entrou em reta decisiva de preparação para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, principal objetivo no ano e única competição que resta ao clube. Nesta semana, o técnico Cláudio Tencati vai fazer os últimos ajustes na equipe que vai enfrentar o Botafogo-PB no próximo sábado, em Ribeirão Preta, às 11h (horário de Brasília).

Depois de acumular frustrações nesta primeira parte da temporada, com eliminações precoces na Copa do Brasil e Campeonato Baiano, além da goleada sofrida nas quartas de final da Copa do Nordeste, para o Fortaleza, o meia Ruy garante que o torcedor do Vitória vai ver um time diferente neste sábado.

– É o nosso objetivo. Trabalhamos muito essa semana com o Tencati. A gente está muito confiante. Tenho certeza que no sábado vai ser um Vitória muito diferente, muito competitivo. Se Deus quiser, a gente trazer uma vitória para Salvador – disse Ruy em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira.

Aos 30 anos, Ruy quer repetir no Vitória a campanha de sucesso que teve com o América-MG em 2017, quando não só conseguiu o Acesso para a Primeira Divisão, como também conquistou o título da competição. Apesar de acreditar que não exista uma fórmula para conquistar a vaga, o meia avalia o comportamento que o Rubro-Negro vai ter que ter para fazer uma campanha de sucesso – diz Ruy.

– Acho que não tem uma fórmula que dê o sucesso garantido. A gente vai ter que lutar as 38 rodadas. Sabemos que o fator casa é importante. Cada ponto na Série B é fundamental. Às vezes você perde um ponto fora que faz a diferença. A gente vai entrar as 38 rodadas como uma decisão para que no final a gente conquiste o nosso primeiro objetivo, que é o Acesso. E depois do Acesso, consequentemente a gente buscar o título nacional que também almeja.

Ruy também avaliou os principais adversários do Vitória na busca pelo Acesso. Para ele, Coritiba, Sport, Ponte Preta e Atlético-GO largam na frente.

– Eu acho que hoje o futebol não tem um time bobo. Todos os times são qualificados. Acho que a gente vai enfrentar 19 adversários qualificados. Temos que nos preparar para enfrentar todas as equipes muito concentrados. Mas essas equipes que você falou (Coritiba, Sport, Ponte Preta e Atlético-GO), por ter um nome no cenário brasileiro e por ser de um porte de equipe grande, largam um pouquinho na frente das outras.

Confira outros trechos da entrevista coletiva do meia Ruy:

Experiência no acesso com o América-MG

– É uma competição muito difícil, longa. Temos que enfrentar as 38 rodadas como uma decisão. Cada jogo, cada ponto, vai ser muito importante. Não tem um segredo, essência exata para o sucesso. Mas essa semana, com o trabalho do Tencati, tenho certeza que a gente está evoluindo muito. A gente tem total condição para entrar na Série B para conquistar o Acesso e, se possível, o título nacional.

Metas na Série B

– Quando joguei no América-MG a gente tinha esse propósito [vencer em casa e empatar fora]. Mas nem sempre vai conseguir vencer em casa, nem sempre vai perder fora. Alguns jogos vamos vencer fora e ter dificuldade em casa, até pelo calendário que é apertado. Sabemos que a Série B é um campeonato de estratégia. Temos que assimilar isso. Vamos sempre jogar pelos três pontos, mas se não der para ganhar, o principal é não perder.

Treino às 11h

– O Tencati falou com a gente. Tudo que for possível para facilitar e não sentir tanto o calor intenso que é lá, é favorável. Essa semana foi muito proveitosa, preparamos muito bem a parte física, técnica. Agora é trabalhar essa semana para chegar sábado contra o Botafogo-PB, estrear bem, e se possível trazer uma vitória para Salvador.

Apagar tudo que passou

– Eu acho que sim. Tudo que passou temos que deixar para trás. Claro que as coisas boas, que foram poucas que a gente fez, usar ao nosso favor. É um recomeço. Essa semana tem nova eleição, vai mudar a presidência do clube, mas também a gente sabe que se não fazer coisas diferentes dentro do campo, não se doar, para conquistar os resultados, pode mudar a presidência, comissão técnica, que vai continuar a mesma coisa. Acho que também tem que partir para a gente, mudar nossa atitude, maneira de jogar, para conquistar os nossos objetivos e trazer o torcedor para o nosso lado. Com o torcedor do nosso lado, a gente tem total condição de conquistar o objetivo.

Ambiente

– Eu acho que o começo do ano não foi da maneira que nenhum jogador ou torcedor do Vitória queria. A gente queria passar na Copa do Brasil, o mais longe possível na Copa do Nordeste, consequentemente o título, já que a gente é o maior campeão e no Estadual também. A gente tinha como meta, pelo menos, chegar na decisão. E a decisão tem dois jogos distintos. Infelizmente não foi. Agora a gente vai entrar no Campeonato Brasileiro, tem que ter responsabilidade, seriedade no trabalho. Mas acho que a descontração, brincadeira nossa no vestiário, tem que existir, até para que não fique aquele clima tenso. Acho que a gente está sabendo lidar com isso. Na hora de trabalhar, trabalhar sério. Na hora de brincar, brincar com respeito dos nossos companheiros.

Estudou o Botafogo-PB?

– Rapaz, a gente estudou bem a equipe deles, o professor já passou. Isso daí se eu falar aqui vou levar puxão de orelha. É melhor levar para sábado a gente fazer uma boa estreia, um bom jogo para sair com a vitória.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/ruy-avalia-concorrentes-na-serie-b-preparacao-e-garante-vai-ser-um-vitoria-muito-diferente.ghtml

Acesse a TVVIANET

Acesse Mais notícias aqui