Ministério Público da Bahia promove reunião para analisar torcida mista nos Ba-Vis

Ministério Público Bahia promove

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

Depois de manter a recomendação de torcida única para os Ba-Vis, em dezembro do ano passado, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma reunião, nesta quarta-feira, para discutir a possibilidade de volta da torcida visitante nos clássicos entre Bahia e Vitória.

Ministério Público da Bahia avalia volta da torcida mista em jogos do Bahia e Vitória

O primeiro Ba-Vi do ano está marado para 18 de fevereiro, pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Para esse clássico, no entanto, a decisão de manutenção de torcida única está mantida.

O encontro foi presidido pela promotora de Justiça Thelma Leal e contou com a presença do chefe de gabinete do MP, Pedro Maia, e do secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner.

A promotora de Justiça informou que o MP vai promover, de forma individual, na próxima semana, reuniões com representantes de todas as instituições envolvidas com a segurança nos estádios baianos. A ideia é discutir e definir os critérios necessários para a volta da torcida visitante.

Teremos que atender a alguns critérios urgentes, que incluem não somente o aumento do efetivo policial nos estádios e no entorno, mas também medidas como ampliação do número de agentes de trânsito para interdição das vias antes dos jogos e elaboração de planos individuais antes de cada partida, com definição de critérios objetivos incluindo dados sobre o público esperado, mando de campo, desempenho do clube e avaliação do sistema de segurança – detalhou Thelma Leal.

Reunião discute volta dos Ba-Vis com torcida mista — Foto: Humberto Filho (Cecom Imprensa MPBA)

"A tentativa desse retorno é um esforço coletivo de todos os atores envolvidos. Nosso objetivo é garantir ao torcedor que no dia dos jogos tudo transcorra na absoluta paz”, disse Pedro Maia.

– Queremos o melhor espetáculo e a proteção dos torcedores. Daqueles que pregam a paz. Acreditamos na integração das Forças de Defesa Social e estaremos com nossas equipes policiais e de bombeiros prontas para atuar no cenário que for definido – complementou Marcelo Werner.

Ba-Vis devem seguir com torcida única em 2024 — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória

Recomendação mantida

Vale lembrar que, em novembro do ano passado, foi realizada uma reunião entre representantes dos clubes, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Polícia Militar para discutir o assunto. De acordo com o MP-BA, todos os envolvidos defenderam que a medida, que acontece desde 2017, continuasse.

Porém, em entrevista ao ge e Globo Esporte BA, no início de dezembro, o presidente Fábio Mota, do Vitória, garantiu que o Rubro-Negro era a favor da volta da torcida mista nos clássicos.

– A posição nossa sempre foi favorável para ter as duas torcidas, engrandece o clássico, uma tradição. O Vitória sempre defende torcida mista, na Arena Fonte Nova e no Barradão. Mas não depende do Vitória. Estamos à disposição para fazer tudo que necessário para ter as duas torcidas no clássico – disse Fábio Mota na ocasião.

Após a decisão da manutenção da torcida única nos Ba-Vis, o ge procurou os dois maiores clubes do estado. O Bahia informou que seguiu as orientações passadas pela polícia e pelo MP na reunião entre as partes. Já o Vitória, através do vice-presidente Djalma Abreu, disse que não foi consultado pelo Ministério Público.

– Eu, particularmente, não fui consultado para essa decisão. Tanto eu como Fábio Mota sempre discutimos e sentamos para conversar. Sempre fomos a favor da torcida mista. Nós vamos ter Vitória e Flamengo, Vitória e Corinthians, Vitória e Fluminense no Barradão? Por que não Vitória e Bahia? Não vejo porquê. Nossa torcida é ordeira, nossa população baiana é ordeira – garante Djalma.

Já Ricardo Lima, presidente da FBF, destacou que estava à disposição das autoridades para colaborar com a volta da torcida mista. Contudo, o gestor pontuou que a decisão levava "em consideração alguns fatores, como o alinhamento com a Polícia Militar e o Ministério Público".

– Todos nós crescemos e nos acostumamos a ver estádios cheios, com festas das duas torcidas, alegria, confraternização. O futebol é isso, é união, celebração. A presença de torcidas de Bahia e Vitória em um Ba-Vi engrandece o clássico, fortalece os clubes e o futebol baiano. Mas, todos sabemos que isso exige uma colaboração de todos, principalmente dos torcedores, para que episódios de violência não manchem nosso esporte. Futebol não combina com violência. A FBF está à disposição das autoridades para colaborar com o que for preciso na busca pelo entendimento que nos permita voltar a ir a um estádio, assistir a um jogo ao lado de um amigo ou um parente que torça para um clube que não seja o mesmo que o meu. Mas precisamos levar em consideração alguns fatores, como o alinhamento com a Polícia Militar e o Ministério Público, o que é imprescindível. Eles têm a expertise, sabem o que é melhor para nossa segurança e como devemos retornar. Não devemos ter pressa, pois estamos tratando de vidas – disse Ricardo Lima.

Em nota, o Ministério Público da Bahia informou que "a torcida única é uma das medidas de segurança que têm sido adotadas no país para reduzir conflitos entre torcedores dentro e no entorno dos estádios". O MP afirma que a "recomendação aponta que, em 2023, houve significativo número de relatos e registros de violência durante as partidas".

Entenda a história

Em 2017, a CBF, depois de recomendação do Ministério Público da Bahia , determinou que os Ba-Vis fossem disputados com torcida única por causa de uma confusão no clássico do dia 9 de abril daquele ano. Depois do jogo, uma briga fora da Arena Fonte Nova terminou com um torcedor do Tricolor morto e outro baleado.

No ano seguinte, após seis jogos com torcida única, o clássico voltou a ter a presença de rubro-negros e tricolores juntos no estádio. Este Ba-Vi aconteceu em fevereiro de 2018, mas ficou marcado por uma confusão generalizada dentro de campo, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória, que foi declarado perdedor por ter um número insuficiente de atletas dentro de campo.

No clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: Reprodução

Fora de campo, horas antes do clássico de fevereiro de 2018, a Polícia Militar registrou um confronto entre as torcidas dos dois clubes na Baixa dos Sapateiros, região do Centro de Salvador, distante do Barradão. Diante disso, o MP-BA fez nova recomendação de torcida única em razão dos atos de violência. E desde então não foram mais realizados Ba-Vis com rubro-negros e tricolores juntos no estádio.

Ao todo, desde 2017, dezenove Ba-Vis foram disputados com torcida única.

Veja nota divulgada pelo Ministério Público da Bahia:

O Ministério Público estadual promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 17, uma reunião para discutir a possibilidade de retorno da torcida visitante nos jogos de futebol entre os clubes do Bahia e Vitória. O encontro, que foi presidido pela promotora de Justiça Thelma Leal, contou com a presença do chefe de gabinete do MP, Pedro Maia, e do secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner. “Teremos que atender a alguns critérios urgentes, que incluem não somente o aumento do efetivo policial nos estádios e no entorno, mas também medidas como ampliação do número de agentes de trânsito para interdição das vias antes dos jogos e elaboração de planos individuais antes de cada partida, com definição de critérios objetivos incluindo dados sobre o público esperado, mando de campo, desempenho do clube e avaliação do sistema de segurança”, destacou a promotora de Justiça Thelma Leal.

Ela ressaltou que na próxima semana o MP vai promover, de forma individual, reuniões com representantes de todas as instituições envolvidas com a segurança nos estádios para discutir e definir os critérios necessários para a volta da torcida visitante. “A tentativa desse retorno é um esforço coletivo de todos os atores envolvidos. Nosso objetivo é garantir ao torcedor que no dia dos jogos tudo transcorra na absoluta paz”, afirmou o chefe de gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia. O secretário de segurança pública Marcelo Werner ressaltou a importância de uma pactuação entre todas as instituições para que haja a volta da torcida visitante. “Queremos o melhor espetáculo e a proteção dos torcedores. Daqueles que pregam a paz. Acreditamos na integração das Forças de Defesa Social e estaremos com nossas equipes policiais e de bombeiros prontas para atuar no cenário que for definido”, destacou.

A promotora de Justiça Thelma Leal destacou que, no início de 2023, o MP instaurou um procedimento administrativo para acompanhar todos os eventos que envolvem as torcidas no Estado. Além disso, o MP instaurou dois procedimentos administrativos para discutir os critérios objetivos de classificação dos jogos nos estádios Manoel Barradas e Fonte Nova. Thelma Leal integra um grupo nacional de prevenção e combate da violência nos estádios, junto com os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); Luís Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp); e Solon Dias, coordenador do Centro de Apoio do Consumidor (Ceacon). “Estamos acompanhando essa questão em diversos estados do país. Precisamos obedecer as condicionantes e fazer com que os eventos ocorram de uma forma menos tumultuada”, afirmou.

A recomendação para a manutenção da torcida única em Salvador, expedida em dezembro de 2023, apontou que ao longo do ano passado houve significativo número de relatos e registros de violência durante as partidas, inclusive de vandalismo, com prisão de torcedores e apreensão de pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros instrumentos utilizados como armas para atos violentos. A torcida única vem sendo recomendada pelo MP em Salvador desde 2018. Participaram do encontro representantes do Bahia e do Vitória; Polícia Militar; SSP; Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Transalvador; Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob); Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); Guarda Municipal, dentre outras instituições.

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/campeonato-baiano/noticia/2024/01/17/ministerio-publico-da-bahia-promove-reuniao-para-analisar-torcida-mista-nos-ba-vis.ghtml


Ministério Público Bahia promove


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.