Guia do Nordestão 2023: veja como chegam os times, os destaques e quem briga por título

Nordestão chegam times destaques

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

A Copa do Nordeste 2023, maior competição regional do Brasil, terá início neste sábado, com 16 clubes em busca de um título que garante vaga direta terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem, além de R$ 6,4 milhões ao campeão. E o ge preparou um guia com as informações sobre todos os participantes: como chegam, destaques e expectativa de desempenho para o torneio (ouça aqui o podcast sobre a abertura do Nordestão).

O primeiro jogo do Nordestão será disputado entre Fluminense-PI e CSA, neste sábado, às 15h30 (horário de Brasília), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Na fase de classificação, os times do Grupo A enfrentam o do Grupo B, em oito rodadas, em turno único. Os quatro primeiros passam para as quartas de final e semifinais, ambas disputadas em jogo único. A decisão terá jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha do campeonato recebendo a decisão em casa.

1 de 17 Nordestão 2023 conta com 16 clubes participantes — Foto: ge

Nordestão 2023 conta com 16 clubes participantes — Foto: ge

Atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza está em busca do tricampeonato e é um dos postulantes ao título, mas Bahia e Vitória, tetracampeões, e Sport e Ceará, que possuem três e duas conquistas, respectivamente, também buscam o título. Uma curiosidade: entre todos os campeões, apenas o América-RN não disputará o Nordestão deste ano.

Lista de campeões da Copa do Nordeste

Edições
Bahia Quatro 2001, 2002, 2017 e 2021
Vitória Quatro 1997, 1999, 2003 e 2010
Sport Três 1994, 2000 e 2014
Fortaleza Dois 2019 e 2022
Ceará Dois 2015 e 2020
Sampaio Corrêa Um 2018
Santa Cruz Um 2016
Campinense Um 2013
América-RN Um 1998

Veja como chegam os 16 participantes:

ABC

2 de 17 Matheus Anjos, destaque do ABC — Foto: Rennê Carvalho/ABC

Matheus Anjos, destaque do ABC — Foto: Rennê Carvalho/ABC

Como vem: o ABC conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2022 e, mesmo mantendo o técnico Fernando Marchiori, teve o elenco reformulado. Seguiram na equipe alguns destaques como o zagueiro Richardson, o volante Wellington Reis e o atacante Fábio Lima. Por outro lado, saíram o goleiro Matheus Nogueira e o atacante Wallyson. Também chegaram reforços como o goleiro Simão, ex-Operário-PR, o volante Daniel, ex-Mirassol, e o atacante Paulinho Moccelin, ex-Chapecoense. A missão do Alvinegro é dosar o grupo para ir bem no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste este ano.

Destaque: Matheus Anjos, meia
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

3 de 17 Agnaldo Liz tem o time do Atlético de Alagoinhas nas mãos — Foto: Atlético de Alagoinhas / Divulgação

Agnaldo Liz tem o time do Atlético de Alagoinhas nas mãos — Foto: Atlético de Alagoinhas / Divulgação

Como vem: bicampeão baiano e finalista do torneio estadual por três vezes seguidas, o Atlético de Alagoinhas quer fazer uma boa campanha a nível regional. Para isso, nada melhor que pelo menos buscar a classificação para o mata-mata da Copa do Nordeste e repetir o feito conquistado no ano passado, quando o Carcará alcançou às quartas de final. O técnico Agnaldo Liz, responsável pelos títulos estaduais do Atlético, está de volta ao comando do time.

Destaque: Misael, atacante
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

4 de 17 Kayky, reforço do Bahia para 2023 — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Kayky, reforço do Bahia para 2023 — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Como vem: a empolgação para conquistar o pentacampeonato do Nordeste chega com a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao Grupo City. O Tricolor já gastou mais de R$ 30 milhões em reforços em 2023 e conta com uma comissão técnica liderada pelo técnico português Renato Paiva para buscar levantar a taça.

Destaque: Kayky, atacante
Expectativa: briga por título

5 de 17 Bruno Collaço é o destaque do Campinense — Foto: Reprodução / TV Paraíba

Bruno Collaço é o destaque do Campinense — Foto: Reprodução / TV Paraíba

Como vem: o Campinense chega à Copa do Nordeste como campeão do Campeonato Paraibano invicto, na última temporada. No entanto, o momento da Raposa passa longe de ser o mesmo do primeiro semestre do ano passado. Isso porque, após o rebaixamento à Série D do Brasileirão, o Rubro-Negro tenta se reencontrar. Muito por isso trocou o comando técnico da equipe na última semana, quando Flávio Araújo deu lugar a Leston Júnior, que terá a missão de levar o time de Campina Grande novamente ao caminho dos bons resultados.

Destaque: Bruno Collaço, lateral-esquerdo
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

6 de 17 Vina durante treino do Ceará — Foto: Felipe Santos/CearaSC

Vina durante treino do Ceará — Foto: Felipe Santos/CearaSC

Como vem: o Vovô chega para a temporada de 2023 totalmente reformulado. Foram 12 jogadores que deixaram o clube e 11 que chegaram. De técnico novo, Gustavo Morínigo, o Alvinegro tentará voltar aos caminhos dos títulos. Na Copa do Nordeste, apesar do rebaixamento de 2022, chega forte como candidato a título. Terá em Vina, mais uma vez, a figura do principal jogador. O Alvinegro foi campeão do Nordestão em 2015 e 2020.

Destaque: Vina
Expectativa: briga por título

CRB

7 de 17 Anselmo Ramon, atacante do CRB — Foto: Divulgação/CRB

Anselmo Ramon, atacante do CRB — Foto: Divulgação/CRB

Como vem: o CRB montou um elenco em 2023 capaz de tentar o acesso para a Série A do Brasileiro. Esse trabalho também passa pela Copa do Nordeste. Sob o comando do técnico Umberto Louzer, o time espera pelo menos chegar à semifinal neste ano e surpreender os favoritos.

Destaque: Anselmo Ramon, atacante
Expectativa: pode surpreender

CSA

8 de 17 Roberto Fonseca, técnico do CSA — Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

Roberto Fonseca, técnico do CSA — Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

Como vem: o CSA foi rebaixado na Série B em novembro e freou as expectativas da torcida. Vive um período de reformulação, mudanças de diretoria, mas pelo menos atingiu o primeiro objetivo do ano: chegar à fase de grupos do Nordestão. Contratou o experiente técnico Roberto Fonseca. No torneio regional, até pela força da camisa, espera chegar aos mata-matas.

Destaque: Pará, lateral-esquerdo ex-Mirassol
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

9 de 17 Ciel, atacante do Ferroviário — Foto: Lenílson Santos / Ferroviário AC

Ciel, atacante do Ferroviário — Foto: Lenílson Santos / Ferroviário AC

Como vem: o Tubarão da Barra conseguiu a classificação à fase de grupos do Nordestão de maneira heroica ao avançar depois de duas disputas por pênaltis. No entanto, com elenco mais enxuto e orçamento modesto, o Ferroviário tem objetivos modestos na competição. Tem o experiente técnico Paulinho Kobayashi à frente do time e briga por classificação à fase seguinte.

Destaque: Ciel, atacante
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

10 de 17 Pio, jogador do Fluminense-PI — Foto: Julio Costa

Pio, jogador do Fluminense-PI — Foto: Julio Costa

Como vem: o Fluminense-PI classificou-se como Campeão Piauiense em 2022, e lidera a atual edição com duas vitórias e um empate em três jogos. Alguns destaques do ano passado continuam, como os meias Janeudo e Bismarck, mas o elenco passou por uma reformulação e incorporou vários jovens do time vice-campeão do Nordestão sub-20, em 2021, e eliminado pelo Flamengo nas quartas de final do Brasileirão da categoria, ano passado. A pouca experiência do técnico Eduardo dos Santos, jogador do clube até o primeiro semestre da última temporada e que falhou em conseguir o acesso com o Piauí na segunda divisão estadual, pode pesar contra.

Destaque: Pio, volante
Expectativa: vai a passeio

11 de 17 Pikachu em jogo do Fortaleza do PV — Foto: Mateus Lotif/FEC

Pikachu em jogo do Fortaleza do PV — Foto: Mateus Lotif/FEC

Como vem: atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza mantém o favoritismo para a edição de 2023. Com boa parte do elenco mantido (inclusive o treinador Juan Pablo Vojvoda), o Leão fez contratações pontuais para a temporada. A principal foi o retorno do ala Pikachu, que já até balançou as redes na estreia do time. Campeão em 2019 e 2022, o Leão busca o terceiro título e promete chegar forte para a disputa.

Destaque: Pikachu
Expectativa: briga por título

12 de 17 Souza, meia do Náutico — Foto: Gabriel Leite/CNC

Souza, meia do Náutico — Foto: Gabriel Leite/CNC

Como vem: após o rebaixamento para a Série C, no ano passado, o Náutico passou por uma grande reformulação no seu elenco, permanecendo apenas com o zagueiro Anílson, e os experientes Souza (meia) e Victor Ferraz (lateral-direito), além de garotos da base. O último dos cinco treinadores de 2022 também permaneceu, Dado Cavalcanti, campeão da Copa do Nordeste com o Bahia, em 2021.

Destaque: Souza, meia
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

13 de 17 Pimentinha aquecendo no Estádio Castelão — Foto: Ronald Felipe / Sampaio

Pimentinha aquecendo no Estádio Castelão — Foto: Ronald Felipe / Sampaio

Como vem: o Sampaio chega na Copa do Nordeste após uma temporada considerada muito positiva no passado. Além do título estadual, o clube foi quinto colocado na Série B do Brasileiro e bateu na trave para o acesso. Em contrapartida, não foi bem na última Copa do Nordeste, sendo eliminado ainda na fase de grupos. Apesar de ter um orçamento bem menor e um elenco menos badalado do que as principais equipes, o Sampaio manteve boa parte da base de sucesso na Série B do ano passado e aposta no trabalho do técnico Felipe Conceição para o projeto de bicampeonato da Copa do Nordeste, já que levantou a taça em 2018. O atacante Pimentinha tem sido a cada temporada mais fundamental para a equipe, inclusive em números. Com idas e vindas desde sua longeva estreia pelo clube, em 2012, o maranhense tem sido o grande garçom do time desde seu último retorno, em 2020.

Destaque: Pimentinha, atacante
Expectativa: pode surpreender

14 de 17 Arthur Santos durante treino do Santa Cruz no Arruda — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Arthur Santos durante treino do Santa Cruz no Arruda — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Como vem: a permanência na Série D de 2023 fez o Santa Cruz promover trocas no elenco. Entre muitas saídas, o clube manteve uma boa base remanescente da temporada anterior, e trouxe um novo treinador, Ranielle Ribeiro. No planejamento, o Tricolor pernambucano apostou na mescla entre jovens atletas com potencial e jogadores mais experientes no plantel, casos de Michel Douglas e Matheus Inácio. O time ainda está em formação, precisa de mais peças, mas tem se mostrado competitivo neste início de ano.

Destaque: Arthur Santos, volante
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

15 de 17 Léo Rocha, meia do Sergipe — Foto: Reprodução

Léo Rocha, meia do Sergipe — Foto: Reprodução

Como vem: O Sergipe renovou com o técnico Rafael Jaques, que comandou a equipe durante a Série D de 2022. Desta vez, ele teve a oportunidade de dirigir o time desde a pré-temporada e participar ativamente da montagem do elenco. Foram pouco mais de 40 dias de preparação e, apesar da manutenção de algumas peças do último ano, boa parte do elenco foi reformulado. O meia Léo Rocha, nome do último Campeonato Sergipano, é a aposta do clube.

Destaque: Léo Rocha, meia
Expectativa: briga para ir ao mata-mata

16 de 17 Vagner Love é o homem-gol do Sport — Foto: Rafael Bandeira/Sport

Vagner Love é o homem-gol do Sport — Foto: Rafael Bandeira/Sport

Como vem: o Sport volta ao torneio como atual vice-campeão – após perder o título de 2022 para o Fortaleza. Está no quarto comando técnico desde então, agora sob a liderança de Enderson Moreira, e passou por uma reestruturação do elenco. Do time titular na final, por exemplo, apenas cinco atletas seguem no clube – Juba, Chico, Ewerthon, Thyere e Sabino. Em 2023, buscam a repetir a história – mas com resultado melhor.

Destaque: Vagner Love, centroavante
Expectativa: briga por título

17 de 17 Léo Gamalho está relacionado pelo Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Léo Gamalho está relacionado pelo Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação

Como vem: o Vitória conquistou a Copa do Nordeste pela última vez em 2010. Para acabar com o longo jejum, o Rubro-Negro conta com a manutenção do trabalho do técnico João Burse para buscar o pentacampeonato regional. Principal responsável pelo acesso do Vitória à Série B, em 2022, o treinador participou da montagem do elenco para a atual temporada e contrato nomes experientes, como Osvaldo e Léo Gamalho. Destaques na campanha do acesso à Série B, no ano passado, o goleiro Dalton e o atacante Rafinha seguem no time baiano.

Destaque: Léo Gamalho, atacante
Expectativa: briga por título

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2023/01/20/guia-do-nordestao-2023-veja-como-chegam-os-times-os-destaques-e-quem-briga-por-titulo.ghtml


Nordestão chegam times destaques


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.