Guia da Série C: com novo formato, competição começa neste sábado; veja como cada clube chega

Série formato competição começa

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

A Série C do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, com 20 clubes que buscam o título e o acesso à Segunda Divisão. Com novo formato, a edição de 2022 vai ter 216 partidas e conclusão prevista para outubro.

A competição terá turno único, onde todos os times se enfrentam e os oito primeiros garantem vaga na segunda fase. Os dez melhores ranqueados do torneio jogarão dez partidas em casa e nove fora, enquanto o restante fará dez partidas como visitante e nove como mandante.

Na segunda fase, os classificados são divididos em dois grupos com quatro equipes cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores clubes de cada chave estão garantidos na Série B 2023 e os líderes fazem a final.

1 de 21 Clubes participantes do Brasileirão Série C 2022 — Foto: Reprodução

Clubes participantes do Brasileirão Série C 2022 — Foto: Reprodução

Com times de todas as cinco regiões do Brasil, a edição de 2022 vai espalhar futebol em diversos cantos do país. O Nordeste, com nove representantes, é o recordista. A região Sul conta com quatro clubes, enquanto o Norte e o Sudeste aparecem com três cada. Já o Centro-Oeste tem apenas um time.

A Série C 2022 tem ABC, Altos, Aparecidense, Atlético-CE, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas, Campinense, Confiança, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Manaus, Mirassol, Paysandu, Remo, São José-RS, Vitória, Volta Redonda e Ypiranga.

Nesta temporada, a competição contará com a presença de jogadores conhecidos do futebol brasileiro, a exemplo do meia Jadson, que defende o Vitória, e o atacante Rodrigo Pimpão, hoje no Remo.

Entre campeões estaduais e clubes em má fase, confira abaixo como chega cada um dos pleiteantes a uma vaga na Série B 2023.

ABC

2 de 21 Wallyson, ABC — Foto: Alexandre Lago/ge

Wallyson, ABC — Foto: Alexandre Lago/ge

O ABC volta à Série C após dois anos disputando a última divisão nacional. O Alvinegro passou por reformulação para a temporada 2022, mas manteve os seus dois principais jogadores: o meia Allan Dias e o atacante Wallyson. A dupla foi fundamental no acesso em 2021 e manteve o bom desempenho no Campeonato Potiguar – cada um marcou 10 gols. A equipe ganhou ainda o reforço importante do zagueiro Richardson, ex-Ferroviário, do volante Ítalo Henrique, ex-Santa Cruz, e o atacante Fábio Lima, que subiu com o Campinense.

O comando do Alvinegro está nas mãos de Fernando Marchiori, ex-Portuguesa e Oeste. Ele assumiu o time após a saída de Moacir Júnior, provocada pela eliminação na segunda fase da Copa do Brasil. Com a queda no torneio nacional, o clube deixou de arrecadar R$ 2 milhões, montante que seria investido na montagem do grupo para a Série C. Apesar disso, reforços deverão ser anunciados nos próximos dias.

Altos

3 de 21 Técnico Carlos Rabelo ao lado de Bruno Leite — Foto: Arthur Ribeiro/ge Piauí

Técnico Carlos Rabelo ao lado de Bruno Leite — Foto: Arthur Ribeiro/ge Piauí

Em sua segunda participação na Série C, o Altos se apresenta com um aporte financeiro maior que 2021, quando conviveu com salários atrasados e ficou ameaçado de rebaixamento. O experiente Carlos Rabelo é quem comanda o elenco do Jacaré. Ele assumiu após Evandro Guimarães pedir desligamento do clube.

Aparecidense

4 de 21 Wesley Matos; Aparecidense — Foto: Luís Gustavo Araújo / Aparecidense

Wesley Matos; Aparecidense — Foto: Luís Gustavo Araújo / Aparecidense

Campeã da Série D no ano passado, a Aparecidense entra com time bastante experiente em sua primeira participação na terceira divisão nacional. O técnico é Eduardo Souza, que por muitas vezes dirigiu o Atlético-GO na Série A como membro da comissão permanente. Na Aparecidense, ele parte para um voo solo. Em campo, Eduardo Souza poderá contar com nomes como Felipe Menezes, de 34 anos, ex-Botafogo e Palmeiras, o zagueiro Wesley Matos, 35, e o atacante Alex Henrique, de 36 anos. A missão do time goiano, que tem o Camaleão como mascote, é pelo menos permanecer na Série C.

Atlético-CE

5 de 21 Atlético-CE, Campeonato Cearense — Foto: Kely Pereira / Atlético-CE

Atlético-CE, Campeonato Cearense — Foto: Kely Pereira / Atlético-CE

O Atlético-CE vai ter o maior desafio de sua história: a Série C de 2022. O clube passou por problemas financeiros, depois que seu maior investidor, o jogador Ari, não renovou vínculo com o Krasnodar, da Rússia. As dificuldades foram refletidas em campo: o Atlético-CE não fez uma boa campanha no Cearense e caiu para a segunda divisão. O técnico do grupo é Betinho, que era auxiliar do clube e foi efetivado como treinador. A base do elenco é a mesma que disputou o estadual.

Botafogo-PB

6 de 21 Botafogo-PB x Atlético-PB — Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

Botafogo-PB x Atlético-PB — Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

O Botafogo-PB chega para a Série C deste ano novamente como o clube que está há mais tempo na competição — o Belo disputa o torneio seguidamente desde 2014. O clube paraibano fez um bom primeiro semestre, conseguiu desbancar favoritos em seu grupo na Copa do Nordeste e avançou para o mata-mata. Mas, como o Paraibano ainda não acabou, o time vai ter que dividir atenções entre o torneio nacional e o estadual nesse início de Série C.

Botafogo-SP

7 de 21 O atacante João Diogo durante treino do Botafogo-SP — Foto: João Victor Cristovão/Agência Botafogo

O atacante João Diogo durante treino do Botafogo-SP — Foto: João Victor Cristovão/Agência Botafogo

O técnico Leandro Zago trouxe consistência ao time e se tornou o primeiro em três anos a continuar depois do Paulistão. Neste tempo, o clube lutou contra o rebaixamento, mas fez, em 2022, a melhor campanha desde 2016: chegaou à final do Troféu do Interior. O Pantera perdeu o zagueiro Joaquim, que voltou ao Cuiabá, e o volante Emerson Santos, transferido para o Bahia. Além disso, tem três estrangeiros no elenco: o lateral-direito Luis Morales, o zagueiro Kevin Saucedo e o atacante argentino Lucas Delgado.

Brasil de Pelotas

8 de 21 Técnico Jerson Testoni em treinamento do Brasil de Pelotas — Foto: Volmer Perez/ GE Brasil

Técnico Jerson Testoni em treinamento do Brasil de Pelotas — Foto: Volmer Perez/ GE Brasil

Rebaixado no ano passado, o Brasil de Pelotas sonha com o retorno imediato à Série B, onde esteve nas seis temporadas anteriores. O clube chega em momento de recuperação após a queda em 2021 e a eliminação precoce, na primeira fase da Copa do Brasil, para o Glória-RS. No Gauchão, o Xavante foi semifinalista e acabou derrotado pelo Ypiranga. Um dos trunfos da equipe treinada por Jerson Testoni na competição foi a força em casa. Em sete partidas no Estádio Bento Freitas, o time venceu quatro e empatou três.

Campinense

9 de 21 Campinense, Campeonato Paraibano — Foto: Samy Oliveira / Campinense

Campinense, Campeonato Paraibano — Foto: Samy Oliveira / Campinense

Líder isolado do Grupo B do Campeonato Paraibano, o Campinense retorna à Série C após 11 anos, já classificado para as semifinais do estadual, onde busca o bicampeonato. Depois de conquistar o acesso à Terceirona e o vice-campeonato da Série D com o clube, o técnico Ranielle Ribeiro aposta na reformulação do elenco. Nos últimos dias, sete reforços desembarcaram no Renatão.

Confiança

10 de 21 Renan Gorne, atacante do Confiança — Foto: Lucas Almeida/ADC

Renan Gorne, atacante do Confiança — Foto: Lucas Almeida/ADC

O Confiança vive um momento de turbulência. Apesar de invicto na temporada, com cinco vitórias e sete empates, o Dragão ficou de fora da final do Campeonato Sergipano pelo segundo ano consecutivo e por isso, terá calendário e receitas menos recheados em 2023. Para piorar o cenário, o presidente do clube, Hyago França, renunciou ao cargo a menos de uma semana da estreia na Série C. Com isso, até mesmo a sequência de trabalho do técnico Luizinho Lopes é uma incógnita no Sabino Ribeiro.

Em relação ao elenco, o Confiança manteve a base do time rebaixado na Série B do ano passado e trouxe alguns reforços. Um deles é o atacante Renan Gorne, que retornou ao clube após passagem entre 2019 e 2020; nesta temporada, ele é o artilheiro da equipe com 11 gols em 12 jogos.

Ferroviário

11 de 21 Roberto Fonseca, Ferroviário — Foto: Lenílson Santos/Ferroviário

Roberto Fonseca, Ferroviário — Foto: Lenílson Santos/Ferroviário

Após a eliminação na Copa do Brasil e do Campeonato Cearense na semifinal, o Ferroviário voltou as atenções para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Roberto Fonseca assumiu o time em março. Na última temporada, o treinador comandou o Londrina (22 jogos e seis vitórias) e o Paysandu (12 jogos e cinco triunfos). O Tubarão também se reforçou para a disputa e contratou jogadores como Derley, ex-Fortaleza.

Figueirense

12 de 21 Figueirense — Foto: Patrick Floriani/FFC

Figueirense — Foto: Patrick Floriani/FFC

O Figueirense foi semifinalista no campeonato estadual e chega com uma base estruturada a Série C do Campeonato Brasileiro. O departamento de futebol segue se movimentando no mercado, mas a espinha dorsal da equipe deve passar por Wilson, Maurício e Oberdan. Até aqui, nomes como Matheus Claudino e Serginho foram anunciados.

Floresta

13 de 21 Técnico Ricardo Drubscky, Floresta — Foto: Ronaldo Oliveira

Técnico Ricardo Drubscky, Floresta — Foto: Ronaldo Oliveira

O Floresta participou da fase de grupos da Copa do Nordeste, competição serviu como laboratório para avaliar as fragilidades do time e quais reforços seriam necessários para a disputa da Série C. A preparação segue firme sob o comando do técnico Ricardo Drubscky, que continuará no comando técnico do Floresta na Série C.

Manaus

14 de 21 Evaristo Piza Manaus — Foto: João Normando

Evaristo Piza Manaus — Foto: João Normando

Campeão amazonense, o Manaus disputará a Série C pela terceira vez consecutiva. O clube reformulou praticamente todo o elenco e chega com 14 novos jogadores para a disputa deste ano. No comando do time desde a temporada passada, o técnico Evaristo Piza levou o clube para a segunda fase do Brasileiro e ficou a uma vitória de conquistar o acesso para a Série B.

Mirassol

15 de 21 Mirassol x Água Santa, Ivan, Troféu do Interior 2022 — Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol

Mirassol x Água Santa, Ivan, Troféu do Interior 2022 — Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol

Apesar do bom início de temporada, o Mirassol passou por várias mudanças após o término do Paulistão e a eliminação na Copa do Brasil. O técnico Eduardo Baptista e alguns titulares, casos do volante Luís Oyama e dos atacantes Zeca e Fabrício Daniel, deixaram o clube. Em contrapartida, o Leão contratou o técnico Ricardo Catalá e oito reforços, mas com a perspectiva de contratar pelo menos mais oito nomes no decorrer da competição. O grande objetivo é o acesso à Série B.

Paysandu

16 de 21 Torcida do Paysandu — Foto: John Wesley/Ascom Paysandu

Torcida do Paysandu — Foto: John Wesley/Ascom Paysandu

O Paysandu montou um elenco no início do ano já pensando na Série C. No pacotão de reforços, jogadores conhecidos, como o meia Ricardinho e os atacantes Henan e Marcelo Toscano. Depois de um bom início no Parazão, a equipe foi caindo de produção e sendo bastante criticada. Apesar da melhor campanha geral, o Papão ficou com o vice da competição diante do rival, Remo. O técnico Márcio Fernandes, bicampeão da Terceirona, acredita que a chegada de contratações deve deixar a equipe bicolor mais forte para o torneio.

Remo

17 de 21 Remo campeão paraense — Foto: Samara Miranda

Remo campeão paraense — Foto: Samara Miranda

O Remo começa a Série C com o título do Campeonato Paraense em cima do maior rival, Paysandu. A conquista dá um fôlego ao trabalho do experiente técnico Paulo Bonamigo, que foi muito pressionado pela formação do atual elenco no início da temporada, com algumas apostas. Para a competição nacional, o clube trouxe jogadores mais rodados, como o atacante Rodrigo Pimpão e o volante Jean Patrick. Eles se juntam a outros destaques do clube, como o goleiro Vinícius, que está na equipe desde 2017 e é vereador de Belém, o zagueiro Everton Sena, o meia Felipe Gedoz e o atacante Brenner.

São José-RS

18 de 21 São José-RS x Guarany Bagé Passo D'Areia gauchão — Foto: Pablo Nunes / São José

São José-RS x Guarany Bagé Passo D'Areia gauchão — Foto: Pablo Nunes / São José

O São José vai para sua quarta temporada seguida na Série C. A equipe de Porto Alegre passou parte do Campeonato Gaúcho flertando com o rebaixamento. Após seis rodadas e apenas uma vitória, o clube demitiu o técnico Pingo. Paulo Baier foi contratado para conduzir a equipe para escapar da queda. Com três vitórias e um empate em cinco partidas com o novo treinador, o Zeca garantiu a permanência na elite do futebol gaúcho. No entanto, a diretoria comunicou a saída de Paulo Baier logo após o fim da sua participação no Gauchão. Para o seu lugar, Paulo Henrique Marques foi contratado.

Vitória

19 de 21 Jadson e Tréllez durante Vitória x Glória-RS — Foto: Celo Gil / FBF

Jadson e Tréllez durante Vitória x Glória-RS — Foto: Celo Gil / FBF

O Rubro-Negro inicia a disputa sob desconfiança e com novo comandante. O Vitória terminou o Campeonato Baiano na 5ª posição e não se classificou para a segunda fase pelo quarto ano consecutivo. O técnico Dado Cavalcanti foi demitido após a eliminação precoce, e Geninho chegou para substitui-lo. Desde então, o técnico teve três semanas de preparação para a estreia na Série C.

Volta Redonda

20 de 21 Rogério Corrêa comanda treino no Volta Redonda — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.

Rogério Corrêa comanda treino no Volta Redonda — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.

Único representante do Rio de Janeiro, o Volta Redonda chega a sua sexta participação consecutiva na Série C. Em baixa pelo rebaixamento no Campeonato Carioca e a eliminação precoce na Copa do Brasil, o time busca o inédito acesso para se redimir na temporada. O grande problema é que, além de jogar a competição nacional, o Voltaço terá que dividir suas atenções com a disputa da Série A2, como é chamada a Segundona do Estadual. No Rio, o rebaixado do Cariocão joga a divisão inferior no mesmo ano da queda.

Ypiranga

21 de 21 Ypiranga foto posada Gauchão — Foto: Ypiranga/Divulgação

Ypiranga foto posada Gauchão — Foto: Ypiranga/Divulgação

Sensação do Campeonato Gaúcho, o Ypiranga tem como grande objetivo o acesso na Série C. Nas últimas três temporadas, a equipe esteve perto de conseguir a classificação. Neste ano, o Canarinho chega embalado após disputar a final do estadual pela primeira vez na sua história, terminando com o vice-campeonato. O time é comandado por Luizinho Vieira, que assumiu a equipe no fim do ano passado.

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/brasileirao-serie-c/noticia/2022/04/08/guia-da-serie-c-com-novo-formato-competicao-comeca-neste-sabado-veja-como-cada-clube-chega.ghtml


Série formato competição começa


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.