Geninho avalia estreantes destaca
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
Melhores momentos: Vitória 3 x 1 Oeste, pela 27ª rodada do Brasileiro Série B
Foi em casa que o Vitória voltou a jogar bem, encerrou um jejum de triunfos e deixou a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. De volta ao Barradão após mandar três jogos na Arena Fonte Nova, o Rubro-Negro venceu o Oeste por 3 a 1 na noite desta terça-feira, pela 27ª rodada da competição. Resultado e esforço reconhecido pela torcida, que cantou para os jogadores na saída de campo que o "Barradão voltou" [confira acima os melhores momentos do jogo].
Foi o primeiro triunfo do Vitória sob comando do técnico Geninho. Até então, o treinador tinha empatado dois jogos (Atlético-GO e Sport) e perdido outro (Bragantino). Na entrevista coletiva após a partida, o treinador destacou a maturidade do grupo para vencer o Oeste.
– Atitude que a equipe teve de buscar o resultado. Equipe que teve humildade em marcar o Oeste quando criava as jogadas. Time chato, muito rápido, jogo pelos lados, tem centroavante de 1,92m na área, artilheiro, eles procuram fazer as jogadas para ele. Atitude que tivemos de ter humildade de marcar e personalidade para tentar buscar o gol. Time que jogou. Ponto fundamental foi que a equipe está aprendendo as lições. Algumas lições que não gostaríamos de aprender, mas acontecem. Você viu que hoje tivemos mais maturidade para segurar o resultado. A bola saía e já ia com mais calma. Quando sofria falta, ficava mais no chão. Escanteio, jogo ficou ali um tempo. Já vimos mais cobrança dentro de campo. Time falando mais. Acho que esse tipo de mudança de atitude é o que acho mais positivo, porque, se a equipe mudar de atitude, começar realmente a ser uma equipe, onde o pessoal deixe de pensar no individual e pense no coletivo, acho que a gente tem chance. Se tiver só individualidade, não vamos a lugar nenhum. O individual decide alguns jogos, é importante dentro do jogo. Mas isso tudo tem que estar acoplado ao conjunto. Tudo isso em prol do conjunto. Jogador não pode jogar para ele, mas para o time. Mudança de atitude, pensando como grupo, fatores mais positivos que estamos conseguindo fazer aqui – afirmou.
Jordy Caicedo fez dois gols no jogo — Foto: Pietro Carpi/ EC Vitória / Divulgação
O jogo desta noite marcou três estreias pelo Vitória: Thiago Carleto, Romisson e Jonathan Bocão. O primeiro foi titular e teve atuação destacada na partida.
– Carleto pus para jogar com tranquilidade, porque foi meu jogador no Avaí, subiu comigo. Bocão também conheço. Sei a caraterística deles. Jogadores que vão nos ajudar. Carleto tem grande vantagem, porque vem com grande experiência nas costas. Isso ajuda o grupo. Sabe conviver com maus momentos no jogo, sabe se dosar, tem boa técnica. Até esperava menos dele, em estreia você fica com o pé atrás. Mas ele foi bem. Se soltou, marcou, marcou jogador que ele conhecia bem, Roberto, que jogou com ele no Avaí. Gostei bastante do Carleto. Espero que, quando Bocão tiver oportunidade, que ele também possa nos ajudar da mesma maneira. O Romisson vinha treinando bem e merecia uma chance. Estava pedindo um espaço, então por que não dar? Se ele treina bem, demonstra qualidade, tem que ter chance. Não tem essa coisa de ter idade ou não. Está jogando bem, vai para a arena. Ele aproveitou muito bem, entrou bem, fechou espaço, jogou. É um jogador de técnica, mais franzino, mas é jogador que tem técnica apurada. Entrando e marcando, pudemos liberar Lucas Cândido para chegar na área. Também fiquei muito contente. Quero jogadores aproveitando a oportunidade quando têm. Mesmo caso do Eron, que jogou pouco, mas foi bem. Não deixou lateral descer. Apertou no terceiro gol, teve participação fundamental. Isso deixa o treinador contente. Começa a descobrir no elenco opções que não vinham sendo utilizadas. Cada um pensa de uma maneira. Mas que podem ajudar. Fico contente quando dou chance para algum jogador e ele corresponde bem.
No ataque, Jordy Caicedo retornou ao time titular por conta da suspensão de Anselmo Ramon e foi o autor de dois gols (Felipe Garcia fez um). Geninho avaliou o desempenho do equatoriano.
– Eu estava conversando com ele [Jordy] e ele disse que jogou por dentro muito tempo no Equador. Claro que ele jogando por dentro perde aquilo que ele tem como sua maior qualidade, que é a velocidade. Por dentro, ele não tem velocidade. Ele tem velocidade quando é atacado. Isso que eu estou tentando colocar na cabeça dele. Ele não precisa driblar o zagueiro. Na hora em que ele pegar a bola e sair para o giro, se ele der um tapa e sair correndo atrás, o zagueiro não pega mais ele. Ele ainda está meio reticente em relação a isso. Vamos ver se a gente acopla isso a ele. Mas é bom saber que ele poder jogar por ali. Teve presença grande de área. Rebote, na outra entrou carrinho. Demonstrou que pode jogar por ali. Não é aquele jogador técnico, que prende, faz parede, ele tem dificuldade nisso. É um jogador forte, que incomoda, está presente ali dentro, isso perturba a zaga. Ele perde a velocidade. Vamos ver, tentar utilizar. De repente, joga por dentro, por fora. Se estiver ajudando e fazendo gol, a gente arruma um lugar para ele.
Geninho também comemorou o apoio da torcida rubro-negra, que saiu satisfeita com o que viu nesta noite.
– Sobre a torcida, já elogiei antes deste jogo. A torcida teve, no jogo na Fonte Nova, um comportamento maravilhoso, jogou junto com o time o jogo todo. Até reconheceu o esforço do time. Sempre tem aquela turminha que destoa. Mas a grande maioria nem vaiou o time. A torcida saiu magoada como nós saímos com aquele empate, que teve um sabor de derrota. Hoje vimos a torcida jogar junto de novo. Se esse casamento vingar, acho que nós poderemos tirar bastante coisa boa disso. A torcida com o time. Quem vai levar a torcida é o time. Se o torcedor entrar em capo e vir um time lutando, ele vai jogar junto. Torcedor não admite jogador encostado, que não divide, que passeia no campo. Mas se a equipe demonstrar vontade de ganhar, como tem demonstrado, fizer gol, ela vai vir junto. Eu tenho só que elogiar, como elogiei no jogo passado. Espero que esse seja o comportamento. Espero trazer dois resultados bons para que cheguemos aqui com o torcedor inflamado, motivado.
O triunfo desta noite foi muito importante para o Vitória. O Rubro-Negro chegou a 29 pontos e subiu para a 16ª posição e, portanto, fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o time enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 21h30 (horário de Brasília).
Confira outros trechos da entrevista coletiva do técnico Geninho:
Melhora da equipe
– Vitória importante e necessária. Todos sabíamos da importância do jogo para aquilo que almejamos. Nós vínhamos já fazendo alguns jogos, não vou dizer jogos de ótima qualidade, mas, em alguns momentos, com bom desempenho. Nas três partidas contra equipes muito fortes, tivemos desempenho bom. Deixamos escapar uma vitória contra o Sport, que estava na mão e fugiu no finalzinho. Fundamental vencer hoje, porque um jogo contra um time que não estava no topo, no meio da tabela, vai brigar com a gente de repente, dentro dos nossos objetivos. Fundamental vencer. O que pensávamos era fazer bom jogo, corrigir algumas coisas. Acho que ainda precisamos de vários ajustes. Mas venho sentindo um grupo muito empenhado em tentar acertar, fazer aquilo que a gente pede.
– A gente está vendo que estão indo para o jogo com o que estamos treinando no dia a dia, encaixe de marcação, cobertura… Claro que não no nível que eu quero, nem de repente com nível de acerto que desejo. Mas a gente já está vendo um time querendo fazer. Um time que tinha muita dificuldade de fazer gols, em dois jogos, fez cinco. Estamos vendo um time que termina o jogo estafado, porque está todo mundo pegando, um pelo outro. Isso que a gente busca. Os desfalques, eu digo que não reclamo por quem sai. Procuro dar moral para quem entra e procuro privilegiar quem está treinando bem. Hoje vimos alguns garotos que têm ido bem nos treinos serem utilizados. Isso é bom para o grupo. Já que encerraram o período de inscrição, é fundamental que você conte com todo mundo. Provavelmente vamos ter que mexer, porque perdi dois por cartão. Vou ver como estão os contundidos, quem ficou fora. Vamos ver. Teremos muito pouco tempo para trabalhar. Amanhã tem recuperação, viagem e já joga. Muito pouco tempo. Mas acredito que nós poderemos fazer mais um bom jogo. Se tudo correr bem, trazer um bom resultado de Cuiabá.
O que trouxe de novo
– Eu tenho uma filosofia de que jogo todo jogo para ganhar. E, para ganhar, tenho que atacar. Tenho alternar, jogar por dentro e por fora, coragem de agredir, mesmo às vezes me expondo. Quero ganhar, ter chances. E a gente tem trabalhando muito. Os treinos que vocês não observam são coletivos. Os técnicos nós abrimos, e vocês vêm que trabalhando muito o cruzamentos. Não abrimos mão desses fundamentos e também das modernidades. A gente tem trabalhado muito fundamentos, até de maneira individualizada, como Jordy, Wesley. E os resultados estão acontecendo. Espero que o time continua fazendo gols. E se continuar fazendo gols, nossa chance de vitória aumenta. Nós nunca vamos ser um time que vai jogar no erro, um time reativo. É um filosofia de jogar sempre procurando vencer. Não vamos mudar muito da maneira de jogar dentro e fora de casa.
Time mais equilibrado
– Às vezes uma boa conversa é melhor que treinamento. E temos feito isso. Senti um grupo pressionado, temeroso de jogar, com medo de fazer a coisa. Se você tem medo, não vai acertar nunca. O erro faz parte da nossa vida, e nós temos que tentar o acerto. Eles têm qualidade para acertar. Acho que essa vitória vai trazer tranquilidade muito maior. Time estava sendo cobrado. Nós ganhamos hoje com mérito. Não foi sofrendo, sendo inferior. Vitória que não pode ser contestado e traz tranquilidade maior ao nosso grupo. Espero que essa tranquilidade faça parte, porque ela é fundamental.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/geninho-avalia-estreantes-e-destaca-maturidade-do-vitoria-equipe-esta-aprendendo-licoes.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.