Presidente Vitória desculpa fracassos
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
Fábio Mota anuncia a demissão do técnico Thiago Carpini
A quarta-feira foi de explicações no Vitória após a vergonhosa eliminação em casa na Copa do Nordeste para o Confiança, na noite da última terça. O presidente do clube, Fábio Mota, convocou uma entrevista coletiva para anunciar a demissão de Thiago Carpini e falar dos próximos passos do clube.
Vitória negocia a contratação de Fábio Carille
A Copa do Nordeste era encarada como prioridade no Vitória, maior vencedor da competição ao lado do Bahia com quatro títulos, mas que não chega em uma final desde 2010. A eliminação nas quartas de final é mais um duro golpe na temporada do clube, que também caiu na segunda fase da Copa do Brasil para o Náutico, na primeira da Copa Sul-Americana e foi vice-campeão baiano.
— Dizer que meu sentimento de vergonha. É o mesmo de qualquer torcedor do Vitória. A gente só tem que pedir desculpa, não só pela derrota, mas por todo o semestre. A gente faz muito esforço para pagar salário em dia, e é inadmissível acontecer o que aconteceu ontem. Só nos resta pedir desculpas e trabalhar — iniciou Mota.
Você concorda com a demissão de Thiago Carpini?
VOTE AQUI
Fábio Mota avaliou o trabalho de Thiago Carpini, iniciado em maio do ano passado, em temporada que ajudou a equipe a escapar do rebaixamento na Série A. Contudo, o treinador viu o prestígio com os torcedores acabar com a série de insucessos em 2025. Com ele, o Vitória disputou 76 jogos, com 29 triunfos, 22 empates e 24 derrotas: 48% de aproveitamento.
— Futebol é sucesso e convicção. Depois da eliminação na Sul-Americana, que doeu muito pela forma como foi, um gol contra sem ninguém chutar uma bola, a gente sentou, conversou. Conversamos com os jogadores, ninguém faz nada sem conversar com os jogadores. Os jogadores disseram que estavam fechados, e repetiram isso agora, mas eu tive que tomar uma decisão. Ninguém esperava o que aconteceu ontem, a forma como o Vitória jogou. A troca foi dessa forma, e a escolha do novo treinador vai ser dentro do que temos no elenco. Tem que ser uma escolha cuidadosa e rápida. Tivemos uma reunião hoje pela manhã no condomínio dele, trocamos uma ideia e comunicamos nossa decisão — relatou o presidente.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória
1 de 2
Thiago Carpini não é mais técnico do Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Thiago Carpini não é mais técnico do Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
— Acho que o planejamento foi errado, não tenho problema em admitir. Mas não tem crise. Assumo minha culpa. Erramos. Esse ano nós erramos em tudo. Agora temos que mudar a realidade do Vitória, e para isso temos que mudar os ciclos. Afastamos os jogadores que não estavam acrescentando, trocamos diretor de futebol, estamos trazendo novos jogadores, restou agora a troca do treinador, que era o último pilar do que foi planejado no começo do ano. Ninguém está parado aqui assistindo o que está acontecendo – completou Mota.
Campeonato Brasileiro e reforços
A temporada do Vitória se resume agora ao Campeonato Brasileiro. Sem vencer há quatro jogos na competição, o time está na beira da zona de rebaixamento com os mesmos 11 pontos do Internacional, que abre a degola.
Para salvar o ano, Fábio Mota promove uma reformulação no elenco. Até aqui, oito jogadores deixaram o clube (Hugo, Fau, Carlos Eduardo, Bruno Xavier, Janderson, Gabriel, Wellington Rato e Gustavo Mosquito) e outros três foram contratados (Thiago Couto, Rúben Rodrigues e Renzo López). Mas o Rubro-Negro ainda vai ter novas saídas e chegadas.
— Nosso planejamento sempre foi contratar de seis a sete [jogadores]. Agora com a troca de treinador a gente vai ter que ouvir quem chega, o novo treinador deve ter jogadores de sua confiança. A gente está no mercado, quer resolver isso rápido. A dificuldade não é só tirar o treinador, mas achar alguém do mesmo nível. Nosso mercado está muito difícil. O planejamento continua. Na nossa cabeça, a gente ainda quer trazer um lateral-esquerdo, um meia e dois beiradas, mas a gente tem que conversar com o novo treinador. Temos até 2 de setembro.
Fábio Mota afirma que o Vitória tem mais dois reforços encaminhados: um lateral e um jogador para o meio-campo. Com a dupla, o Rubro-Negro vai chegar a 26 jogadores contratados nesta temporada.
"Se eu fosse presidente do Flamengo ou do Palmeiras eu não tinha esse problema. Com grana eu contratava três ou quatro e não errava. Só erra quem contrata muito. A gente contrata muito porque tem que montar um time novo a cada campeonato".
— E enquanto a base não for recuperada, vai continuar sendo assim. Só temos um jogador da base no time, e isso é reflexo de quem passou por aqui. O Vitória está em reconstrução. Três anos atrás a a gente estava na Série C, as coisas aconteceram muito rápido para o Vitória. A gente subiu com acessos seguidos. Tenho muitos erros, esse ano é um ano de erro, mas temos tempo para recuperar. Já tivemos problemas piores. A vida é assim.
2 de 2
Fábio Mota concede entrevista no Barradão — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Fábio Mota concede entrevista no Barradão — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Fábio Mota
Demissão de Carpini
— Ano passado a gente estava muito mal no Brasileiro, e a chegada de Carpini nos ajudou, junto com outras chegadas. Mas a vida é feita de ciclos, e esse ciclo chegou ao fim. Carpini não é mais treinador do Vitória. Márcio Goiano assume o Vitória hoje, faz o treinamento também amanhã [quinta-feira]. Agradecer a toda comissão técnica, um ano e quatro meses que ajudaram muito o Vitória, mas a vida é assim. Bola para frente. Vamos pensar no Brasileiro, que é o Campeonato mais importante.
Treinador estrangeiro
— É uma possibilidade. Tudo que vem de fora hoje está mais aberto, porque os custos são menores. Não estamos fechados para nenhum mercado. A gente sabe que tem um jogo pela frente, então precisamos de um treinador rápido. Minha vontade é ter um treinador sentado para treinar o Vitória no sábado.
Demorou para trocar técnico?
— Um clube de futebol se faz também com a torcida. Nossa torcida tirou o Vitória da Série C e colocou o time na Sul-Americana. O grande protagonista do Vitória é a torcida. Mas para gerir um clube de futebol tem outros componentes. O treinador precisa ter relação com os jogadores. Não dá para demitir um treinador quando o elenco te chama no vestiário e diz que está fechado com o treinador. Então, a relação do treinador com os jogadores sempre foi muito boa, ele participou da formação do elenco, mas chegou um momento que nada mais podia ser feito. Demos todas as oportunidades. Ontem foi a terceira eliminação que ninguém esperava, um episódio de vergonha. Eu não dormi. Chega um momento que não dá mais. É o fim do ciclo, como já foi com Burse, com Léo Condé.
Recomeço do projeto
— A maioria das vezes você monta o elenco, e o treinador organiza o time. Assim foi feito. Estamos trocando o treinador, quem chegar vai passar suas opiniões, vai analisar o elenco, as carências. O treinador pode ter um estilo diferente de Carpini, não sabemos.
Márcio Goiano vai treinar time no sábado?
— Nesse momento, o Márcio, que é o auxiliar fixo da casa, é nosso treinador interino. Ele vai assumir até a chegada de um novo profissional.
Dificuldade em contratar
— É a dificuldade mesmo. Quem foi que já anunciou três contratações? Não tem jogador no mercado. Todo mundo corre para o mercado internacional por isso. Não é um problema do Vitória. Não está fácil. E o regulamento não ajuda, só pode contratar jogador que não fez sete jogos. E se não fez sete jogos na Série A, por que vai servir para o Vitória? Temos avançadas mais duas contratações que devemos anunciar nas próximas horas. Um lateral e um meio de campo, que também são de fora do país.
Busca por reforços
— Depois do jogo do Corinthians, dizer que tinha até 2 de setembro para contratar, estava tranquilo. Depois do jogo contra o Confiança, não dá para dizer isso. Mas não adianta trazer só por trazer. A gente não pode mais errar. Já erramos tudo que poderíamos. Errar agora é fatal.
Como elenco recebeu demissão
— Conversei com os líderes do grupo. Hoje de manhã já estava meio que pacificado que a gente precisava fazer essa mudança. Eles sabem que têm a mesma responsabilidade que o treinador, e que são cobrados também. Agora é bola para frente. Se era esse um escudo que os jogadores tinham, agora o escudo caiu.
Repetição de ciclo com reformulação e SAF
— Futebol não é ciência exata. Futebol é como termina, não é como começa. Não é só com o Vitória. Quando você tem grana e orçamento, você erra pouco. Eu acho que o caminho do Vitória é a SAF. O Vitória quer ser SAF, a SAF é a solução para qualquer clube ser competitivo, mas para isso é preciso ter um investidor de verdade. Cadê o grande investidor? Você só consegue ser competitivo com orçamento. Na última rodada do ano passado estava Atlético-MG e Bragantino brigando para não cair. Futebol não é ciência exata, por isso é tão emocionante. O Confiança vem aqui e ganha do Vitória. O Fluminense foi com o menor orçamento dos brasileiros e está entre os quatro melhores time do mundo.
Busca por novo treinador
— A contratação começa pelo setor de inteligência. Depois escuta o treinador, gerente, presidente. É assim em qualquer clube. Isso é uma filosofia que o mundo todo adotou. O treinador dá opinião, mas não é ele que monta o time. Esse ano a gente veio de um crescimento muito grande, aumentamos o investimento, mas mesmo assim não deu certo. Acontece.
Vitória
Veja também
Anterior
Próximo
Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2025/07/09/presidente-do-vitoria-se-desculpa-por-fracassos-e-cita-palmeiras-e-fla-so-erra-quem-contrata-muito.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.