João Gabriel espera em uma recuperação do Vitória na temporada — Foto: Maurícia da Matta / Divulgação / EC Vitória
O primeiro semestre de 2019 foi desastroso para o Vitória. Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e do Campeonato Baiano, o time acumula mais de dois meses sem vencer e vive um período sem jogos até o início da Série B. A última partida ocorreu no dia 8 deste mês, quando o Rubro-Negro foi goleado pelo Fortaleza por 4 a 0 nas quartas de final da Copa do Nordeste, a pior derrota do ano.
A decepção com os resultados obtidos nas primeiras competições da temporada não é exclusiva da torcida. No elenco, os jogadores reconhecem que o desempenho apresentado até aqui está abaixo das expectativas. O goleiro João Gabriel afirma que é preciso implementar mudanças para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Para o Vitória, a competição terá início no próximo dia 27, às 11h (de Brasília), e o primeiro adversário será o Botafogo-SP, em São Paulo.
– Primeiro atitude. É importante cada atleta, cada profissional ter autocrítica. Sabemos que deixamos a desejar nesse primeiro momento, que o torcedor está magoado. Não tiro a razão, também sou torcedor. A gente tem que ter uma atitude diferente, com brio, enxergando essa Série B como uma oportunidade. Garanto a vocês que o fim do ano vai ser melhor que o início – comentou o goleiro.
Fora de campo, os problemas persistem. Nos últimos meses, os atrasos salariais foram recorrentes. O clube atravessa instabilidade política e terá eleições no próximo dia 24 para definir os novos integrantes do Conselho Diretor, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. João Gabriel afirma que, mesmo diante do cenário confuso, os jogadores precisam se blindar para fazer uma boa Série B.
– Instabilidade e estabilidade política fazem parte de grandes clubes. Não cabe a nós atletas estarmos pensando ou sofrendo por antecedência. A gente tem que viver o momento. E o momento é de assumir a responsabilidade. A partir da eleição, eles vão tomar as devidas decisões. Nesse momento, a gente tem que viver dia a dia, trabalhar dia a dia, como se fosse um prato de comida, para que a gente mude a nossa cara. Posteriormente a gente vai ver o que vai acontecer.
A Série B é a competição prioritária do Vitória no ano. O acesso é importante para que o clube consiga subir novamente de patamar financeiro. Além disso, o sucesso na competição pode representar o retorno da estabilidade no clube. Assim, João Gabriel aposta em um time com muita fibra ao longo da Segunda Divisão.
– Segredo é hombridade e a responsabilidade de defender essa instituição. A gente vem de alguns insucessos, a gente carrega uma certa responsabilidade, mas a gente não tem tempo para lamentar nem para remoer mágoas. A gente pode fazer diferente com o que estar por vir. Estão todos motivados para reescrever nessas 38 rodadas.
Até aqui, o Vitória disputou 19 partidas no ano, com apenas três triunfos, 11 empates e cinco derrotas. São 20 gols marcados e 25 gols sofridos.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/joao-gabriel-lamenta-primeiro-semestre-desastroso-e-aposta-em-atitude-diferente-na-serie-b.ghtml
Acesse a TVVIANET
Acesse Mais notícias aqui