Baiano Bahia busca Vitória
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
O Campeonato Baiano completa 119 anos de história em 2024, e nenhuma equipe quer fazer feio na competição mais tradicional do estado. E os objetivos e momentos são variados entre os 10 clubes participantes. Tem quem venha "de longe" em busca do bicampeonato, quem não quer passar vergonha pelo sexto ano seguido e também os que querem surpreender mais uma vez.
Depois de dois anos de hegemonia do Atlético de Alagoinhas, o Bahia foi campeão no ano passado após empatar o primeiro jogo da final contra o Jacuipense e vencer o confronto de volta. O Tricolor é o clube com mais troféus do Baianão e levantou o 50º caneco da competição.
Todos os campeões baianos:
- Bahia – 50
- Vitória – 29
- Ypiranga – 10
- Botafogo-BA – 7
- Galícia – 5
- Atlético de Alagoinhas – 2
- Fluminense de Feira – 2
- Fluminense de Salvador – 2
- São Salvador – 2
- AAB – 1
- Leônico – 1
- Santos Dumont – 1
- Bahiano de Tênis – 1
- Internacional-BA – 1
- Sport-BA – 1
- Atlético de Salvador – 1
- Bahia de Feira – 1
- Colo Colo – 1
- Guarany – 1
- Internacional de Cricket – 1
- República – 1
E claro que ser campeão não se resume à premiação e ao status de melhor time da Bahia. O título também vale vagas em competições importantes a nível nacional e regional.
O que está em jogo no Campeonato Baiano? 🏆
- Vagas na Copa do Brasil: campeão, vice e o 3º colocado terão direito a vagas na Copa do Brasil 2025.
- Vagas na Copa do Nordeste: campeão e o clube do estado melhor posicionado no ranking da CBF estarão classificados para a competição regional.
- Pré-Copa do Nordeste: vaga na fase prévia do Nordestão será da equipe com melhor colocação no Baiano, excluindo o campeão e o melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Caso o campeão baiano não dispute as Séries A ou B do Brasileiro (Bahia ou Vitória), essa vaga será destinada ao clube com o segundo melhor índice no ranking da CBF.
- Vaga na Série D: serão destinadas duas vagas às equipes melhores colocadas no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.
Vale destacar que são três vagas na Série D destinadas aos times baianos. A quarta pertence ao campeão da Copa do Governador ou outra competição que venha substituí-la. Caso essas competições não aconteçam, a vaga ficará com a equipe 3ª colocada do estadual.
Como funciona o Campeonato Baiano? 🧾
A fórmula de disputa será a mesma dos anos anteriores. Dez equipes vão jogar a primeira fase, e as quatro primeiras garantem vaga nas semifinais, enquanto as duas últimas serão rebaixadas.
Um dos jogos das semifinais é disputado entre o 1º e o 4º colocados, e o outro duelo é entre o 2º e o 3º. As partidas são de ida e volta. A final do Campeonato Baiano também vai ser disputada em dois confrontos entre os vencedores dos duelos das semifinais.
As equipes
O Baianão 2024 tem as tradicionais equipes do estado e também aquelas que buscam se firmar na principal prateleira do futebol baiano, a exemplo de Jacobina e Jequié, que subiram de divisão. Dentre os dez participantes, apenas quatro times já foram campeões da primeira divisão: Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória.
Atlético de Alagoinhas | 8º colocado em 2023
Depois do bicampeonato baiano em 2021 e 2022, o Atlético de Alagoinhas fez uma campanha abaixo em 2023 e brigou até o fim contra o rebaixamento. Para esta temporada, o Carcará passou por uma grande reformulação no elenco, que vai ser comandado por Zé Carlos Leal. Entre os atletas, destaque para os atacantes Ruan Teles, de 26 anos, e Eliel Cruz, de 30 anos, que, entre outros países, passaram pelo futebol português.
- Destaques: Ruan Teles e Eliel Cruz;
- Técnico: Zé Carlos Leal;
- Início da pré-temporada: 2 de janeiro;
- Estádio: Carneirão – Alagoinhas.
Bahia | Campeão em 2023 🥇
O Bahia deu seu primeiro cartão de visitas sob o comando do Grupo City, com o título do Campeonato Baiano de 2023, para encerrar o jejum de três anos. Embalado com contratações de peso, como o meia Everton Ribeiro e o volante Jean Lucas, e uma pré-temporada em Manchester, na Inglaterra, o Esquadrão vem com tudo em busca do bicampeonato. A equipe, contudo, vai disputar as duas primeiras rodadas com o time sub-20, em razão do período de treinos no exterior.
- Destaques: Cauly, Biel, Everton Ribeiro e Jean Lucas;
- Técnico: Rogério Ceni;
- Início da pré-temporada: 6 de janeiro;
- Estádio: Arena Fonte Nova – Salvador.
Bahia de Feira | 5º colocado em 2023
Depois de dois anos fora da fase final do Baianão, o Bahia de Feira busca retomar seu status de força do futebol baiano e, quem sabe, ganhar seu segundo título após 13 anos. Após o 5º lugar na edição de 2023, o Tremendão será comandado por Oliveira Canindé e aposta em uma mescla entre atletas jovens e experientes, como o volante Diones e o atacante Ronan. Outros destaques da equipe são o goleiro Alan, destaque na temporada passada, e o experiente zagueiro Paulo Paraíba, na sexta temporada seguida pelo Tremendão e campeão baiano em 2011.
- Destaques: Diones, Ronan, Alan e Paulo Paraíba;
- Técnico: Oliveira Canindé;
- Início da pré-temporada: 5 de dezembro;
- Estádio: Arena Cajueiro – Feira de Santana.
Barcelona de Ilhéus | 7º colocado em 2023
O Barcelona de Ilhéus vem de temporadas de altos e baixos na elite do futebol baiano. Depois de subir para a Primeira Divisão como campeão, em 2021, o time de Ilhéus avançou para as semifinais em 2022. Já em 2023, porém, a Onça Pintada correu riscos de rebaixamento. No Baianão 2024, o time vai contar com o técnico Betinho e com jogadores rodados no futebol, como os meias Ramires e Alan Mineiro, de 36 anos, e o goleiro Thiago Passos, de 37.
- Destaques: Alan Mineiro, Ramires e Thiago Passos;
- Técnico: Betinho;
- Início da pré-temporada: 1 de dezembro;
- Estádio: Mário Pessoa – Ilhéus.
Itabuna | 4º colocado em 2023
O Itabuna foi a grande surpresa do último Campeonato Baiano ao se classificar para as semifinais logo no ano de retorno à Primeira Divisão, após dez anos. Para 2024, o clube fez uma reformulação no elenco e apostou em atletas jovens, mas com rodagem. Alguns destaques da temporada passada, como Cesinha, Jan Pieter e Alex Sandre deixaram o time. Neste ano, Mathaus Sodré irá comandar a equipe, que também conta com alguns rostos bem conhecidos, como o lateral-direito Railan, formado na base do Bahia.
- Destaques: Romário, João Neto e Railan;
- Técnico: Mathaus Sodré;
- Início da pré-temporada: 4 de dezembro;
- Estádio: Estádio Municipal Luiz Viana Filho – Itabuna.
Jacobina | 2º colocado da Série B 2023 🥈
Depois do rebaixamento em 2020, o Jacobina ficou fora da elite por três temporadas consecutivas. A volta foi em 2023, quando a equipe foi líder da 1ª fase da Série B do Baiano e passou do Vitória da Conquista nas semifinais. O Jegue da Chapada reformulou o elenco, mas manteve uma base de 14 atletas que participaram da campanha do acesso. O novo comandante será o técnico Alex Alves, que terá jogadores experientes no plantel, como o lateral Luís Ricardo, que tem passagens por Botafogo e São Paulo.
- Destaques: Luis Ricardo,
- Técnico: Alex Alves;
- Início da pré-temporada: 4 de dezembro;
- Estádio: Estádio Municipal José Rocha – Jacobina.
Jacuipense | 2º colocado em 2023 🥈
O Jacuipense já se consolidou como uma força do interior nas últimas edições do Campeonato Baiano, mas ainda falta o título. O Leão do Sisal foi finalista das edições 2022 e 2023, porém ficou pelo caminho ao perder para Atlético de Alagoinhas e Bahia, respectivamente. Neste ano, o Jacupa vai utilizar uma base do time de 2023, com a presença de jogadores experientes como Kanu, Jeam, Adriano Michael Jackson, Fábio Bahia e o recém-contratado Van. O técnico Jonilson Veloso também foi mantido no comando da equipe.
- Destaques: Van e Jeam;
- Técnico: Jonilson Veloso;
- Início da pré-temporada: 4 de dezembro;
- Estádio: Eliel Martins – Riachão do Jacuípe.
Jequié | Campeão da Série B 2023 🥇
O Jequié chega para disputar o Campeonato Baiano com a moral lá em cima. Depois de quatro temporadas longe da elite, o Jipão voltou em grande estilo após conquistar o título da Série B do Baiano em cima do Jacobina. Neste ano, a equipe conta com uma mescla entre experiência e juventude. São sete remanescentes da campanha do título (Kaynan, Igor Bagio, Grillo, Neto Rocha, Guga, Chaveirinho e Gustavo Caetano), além de alguns medalhões, como o lateral-esquerdo Capa, que já tem passagem pelo Vitória, e o experiente goleiro Netto Rocha. Gabardo Júnior é o comandante.
- Destaques: Capa e Netto Rocha;
- Técnico: Gabardo Júnior;
- Início da pré-temporada: 5 de dezembro;
- Estádio: Waldomiro Borges – Jequié.
Juazeirense | 3º colocado em 2023 🥉
O Cancão de Fogo também é uma das forças do interior da Bahia em busca do primeiro título baiano. Com participações frequentes em competições nacionais, o Juazeirense vive batendo na trave no Campeonato Baiano, como foi, inclusive, no ano passado, quando foi eliminado pelo Jacuipense nas semifinais. Para 2024, a equipe conta com o técnico Carlos Rabelo e alguns medalhões. Os destaques vão para os meias Clebson (38 anos) e Waguinho (39 anos) e o atacante Bruno Matos (33 anos), todos já com passagens pelo Juazeirense.
- Destaques: Clebson, Bruno Matos e Waguinho;
- Técnico: Carlos Rabelo;
- Início da pré-temporada: 30 de novembro;
- Estádio: Adauto Moraes – Juazeiro.
Vitória | 6º colocado em 2023
O Vitória também vem animado depois de ser campeão da Série B em 2023 e alcançar o primeiro título nacional de sua história. A equipe, agora, precisa mostrar força no Baianão, uma vez que está há cinco temporadas sem passar para a segunda fase. O Leão aposta na continuidade do trabalho de Léo Condé e na base do time campeão da Segundona, como o zagueiro Wagner Leonardo e o atacante Osvaldo. O time também se reforçou e contratou o experiente Cristián Zapata, com passagem pelo Milan e Udinese, além do meia Luan, ex-Grêmio e Corinthians.
- Destaques: Osvaldo, Wagner Leonardo, Cristián Zapata e Luan;
- Técnico: Léo Condé;
- Início da pré-temporada: 2 de janeiro;
- Estádio: Barradão – Salvador.
*Estagiário sob o supervisão do editor Ruan Melo
Veja também
Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/campeonato-baiano/noticia/2024/01/14/guia-do-baiano-2024-bahia-busca-o-bi-vitoria-tenta-vida-nova-e-interior-quer-voltar-a-surpreender.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.