Nordeste você precisa saber
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
Vai começar o regional mais arretado do Brasil. A Copa do Nordeste 2024 tem início neste sábado e reúne 16 times distribuídos em dois grupos com oito. O atual campeão é o Ceará, que busca o tetracampeonato. No guia do ge, você confere tudo sobre a nova edição da Lampions League. Fórmula de disputa, transmissão e como cada equipe chega na nova temporada.
Fórmula de disputa
A Copa do Nordeste terá a 1ª fase, que é a fase de grupos, com 16 clubes dividido em dois grupos de oito. Depois, teremos as fases de mata-mata, das quartas de final até a final. Na 1ª fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os clubes do Grupo B em turno único. Após o término da 1ª fase estarão classificados para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada um dos 2 (dois) grupos.
As quartas de final e as semifinais serão em jogos únicos, na casa do clube com melhor campanha somadas todas as fases. A final serão em dois jogos, um em cada casa dos finalistas, e quem faz o último jogo em casa é quem somou a melhor campanha contando todas as fase.
O campeão da Copa do Nordeste 2024 terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso o clube campeão venha a conquistar esta vaga por sua participação na Conmebol Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no Regulamento da Copa do Brasil, passará a vaga para o clube vice-campeão, e assim sucessivamente.
Transmissão
- TV aberta: SBT
- TV fechada: ESPN
- Pay-per-view: Nosso Futebol
- Streaming (pay-per-view): Dazn
Os times
Grupo A
O América-RN é um dos clubes nordestinos que aderiu ao modelo da SAF. Mas não deu muito certo no primeiro ano, tanto que o time caiu da Série C para a Série D. Dos times que estão na Quarta Divisão, no entanto, o Mecão é dos maiores investimentos, e já dá para ver isso no primeiro semestre. Um dos reforços para a temporada é o meia Souza, que estava no Náutico. O time, que já venceu o Nordestão, em 1998, espera surpreender na edição de 2024.
Time base: Renan, Marcos Ytalo, Salazar, Rafael Jansen, João Lucas, Souza, Rodriguinho, Matheus Ferreira, Gustavo Ramos, Juliano, Giovani Albuquerque. Técnico: Marquinhos Santos.
O Botafogo-PB é, ao lado de Bahia, CRB e Vitória, o clube com mais participações no Nordestão. São 20 participações, contando com 2024. Após um ano fora da fase de grupos, o Belo retorna ao torneio sem tantas expectativas também. Tanto que a diretoria defende que o foco do primeiro semestre, neste ano, precisa ser o Campeonato Paraibano. A equipe passou por uma reformulação grande, tem o experiente Pipico no ataque, e está sob o comando do gaúcho Cristian de Souza.
Time base: Dalton, Erick, Souza Tibiri, Wendel Lomar e Rafael Furlan; Rodrigo Oliveira, Bruno Leite e Luiz Felipe; Jean Silva, Kiko e Pipico. Técnico: Cristian de Souza.
O CRB manteve o técnico Daniel Paulista e contratou 14 reforços para esta temporada, com destaque para dois ex-atletas do Sport Recife, o meia Jorginho e o atacante uruguaio Facundo Labandeira. Manteve ainda uma espinha dorsal e renovou com o volante Falcão e o centroavante Anselmo Ramon, peças fundamentais no time de 2023.
Time base: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga; Falcão, Rômulo e Jorginho; Léo Pereira, Labandeira e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.
Atual campeão da Copa do Nordeste, o Ceará defende o título. O Vozão tem certo favoritismo para chegar longe, mas corre por fora em relação ao título. Não teve uma última grande temporada e contratou nada mais nada menos do que 12 reforços para a atual temporada. O comandante será Vágner Mancini.
Time base: Fernando Miguel, Raí Ramos, David Ricardo, Ramon Menezes, Ramon Bahia, Lourenço, Lucas Mugni, Jorge Recalde, Facundo Castro, Aylon e Erick Pulga. Técnico: Vágner Mancini.
O Maranhão participa da Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história. Por isso, chega correndo por fora para tentar alguma vaga para o mata-mata. No entanto, o elenco tem a base que conquistou o título estadual no ano passado – após 10 anos de jejum. O time do técnico Zé Augusto está invicto na temporada, além de ser líder isolado do Campeonato Maranhense.
Time base: Moisés; Franklin, Leone, Maicon e Hugo Leonardo; Cavi, Vander, Ronald e Bruno Menezes; Vinícius Barata e Clessione. Técnico: Zé Augusto.
Atual campeão piauiense, o River-PI volta à Copa do Nordeste depois de ter caído na fase preliminar na edição de 2021, o Galo vai tentar disputar a competição de maneira forte. O Nordestão é uma das prioridades da diretoria na temporada, que quer investir bastante no elenco para que possa render algo. Uma meta para alcançar na disputa não foi definida, porém, a ideia é tentar avançar de fase após a disputa de grupos.
Fabiano Soares, técnico brasileiro com experiência fora do país, comanda o Tricolor. O cara da companhia para a temporada de 2024 é o atacante Crislan, que voltou ao River-PI depois de 11 longe dos gramados piauienses.
Time base: Joanderson, Wesley, Dedé, Leandro Amaro, Izaldo, Iago Felipe, Caíque Valdívia, Ronald, Cabeça, Crislan e Ju. Técnico: Fabiano Soares.
Tricampeão nordestino, o Sport chega para a competição como um dos favoritos, claro. Mas dessa vez, enxerga o Bahia e o Fortaleza, que têm investimento maiores, um pouco na frente no quesito favoritismo. Após um ano de decepção, caindo de produção na reta final da Série B, se conquistar o acesso, o Leão espera começar 2024 com o pé direito. E mesmo com um trabalho menos seguro e maduro do que o Fortaleza e com menos investimento do que o Bahia, que tem um Grupo CIty à frente do seu departamento de futebol, o Sport abriu os cofre e gastou R$ 7 milhões para contratar o atacante Gustavo Coutinho, artilheiro da Série B do ano passado.
Time base: Caíque, Lucas Ramon, Castan, Thierry e Felipinho, Fábio Matheus; Fábio Matheus, Felipe e Alan Ruiz; Romarinho, Gustavo Coutinho e Fabrício Dominguez. Técnico: Mariano Soso.
O Vitória vem com a moral lá em cima após conquistar a Série B de 2023, o primeiro troféu nacional de sua história. O clube renovou com peças importantes da campanha, como o atacante Osvaldo e o lateral Zeca, e ainda contratou um pacotão de reforços liderado pelo meia Luan, ex-Grêmio e Corinthians, e o zagueiro Zapata, ex-Milan. A equipe busca agora o quinto título do Nordestão para voltar a se isolar como maior campeã e encerrar um jejum de 13 anos sem vencer a competição.
Time base: Lucas Arcanjo, Zeca, Wagner Leonardo, Camutanga, PK, William Oliveira, Dudu, Matheusinho, Oslvaldo, Iury Castillo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Grupo B
O ABC não vive seu melhor momento. No ano passado, fez uma péssima campanha na Série B sendo o primeiro clube a cair para a Série C na temporada passada. Na Copa do Nordeste, vai tentar beliscar uma vaga para o mata-mata, mas sem grandes pretensões. Aposta novamente no seu ídolo Wallyson para fazer gols nas redes adversárias.
Time base: Wellington, Yuri Ferraz, Richardson, Wesley, Vinícius Alves, Romário, Randerson, Sammuel, Ruan, Daniel Cruz e Wallyson. Técnico: Rafael Lacerda.
Após conseguir a classificação nas eliminatórias da Copa do Nordeste desta temporada, o Alviverde tenta repetir a temporada de 2021, quando conseguiu classificação inédita para o clube às quartas de final da disputa. Para a temporada, o grande trunfo é contar com o experiente Flávio Araújo como treinador da equipe. O "Rei do Acesso" comanda uma equipe jovem e que tenta voltar aos títulos no cenário estadual.
Time base: Careca, Luis Guilherme, Leandro Amorim, Arlan, Arthurzinho, Hudson, Brayann, Roger Gaúcho, Marcelinho, Rhuann, Matheus Taumaturgo. Técnico: Flávio Araújo.
O Bahia chega com a expectativa alta para a Copa do Nordeste. No segundo ano sob o comando do Grupo City, o Tricolor teve um período de 15 dias de preparação em Manchester, se reforçou com nomes de peso para 2024, como os meio-campistas Everton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre, e está 100% na temporada com o time principal até então. O objetivo é traçar um roteiro diferente do ano passado, quando foi eliminado na primeira fase do Nordestão, e buscar o quinto título da competição para se isolar como maior campeão.
Time base: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Cuesta e Luciano Juba; Jean Lucas e Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano e Biel. Técnico: Rogério Ceni.
O Fortaleza, ao lado do Bahia, é o outro grande favorito ao título. Com o trabalho mais longínquo da região, o Leão, comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, chega na competição com moral. O time manteve a maior parte do seu elenco do ano passado e também vem se reforçando. O goleiro Santos, ex-Flamengo, é um dos nomes novos para a temporada.
Time base: João Ricardo, Dudu Marques, Titi, Marcelo Benevenuto, Bruno Pacheco, Zé Welisson, Yago Pikachu, Kauan, Thiago Galhardo, Pedro Rocha e Kervin Andrade. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
O Itabaiana até vai tentar uma vaga para a próxima fase. Mas chega na competição como total azarão. Isso porque além de ter um dos menores investimentos dos clubes da edição de 2024 da Copa do Noroeste, o clube começou mal a temporada. O time comandado por Ailton Silva perdeu os três primeiros jogos do Campeonato Sergipano e está pressionado no estadual.
Time base: Matheus Pellegrini, Douglas, Rony, Thiago Papel, Kauã, Pedro Henrique, Vitão, Léo Carvalho, Marcelinho, Gustavo Schutz, Formiga. Técnico: Ailton Silva.
Diferente de Bahia e Vitória, o Cancão de Fogo precisou passar pela Pré-Copa do Nordeste. E a Juazeirense, comandado por Carlos Rabelo, mostrou que veio para dar trabalho e se classificou ao vencer o Moto Club nos pênaltis e golear o Retrô por 4 a 0. A equipe, que não participava do Nordestão desde 2017, busca avançar de fase pela primeira vez.
Time base: João Guilherme; Edson, Zé Romário, Maurício e Talys; Elivélton, Mauro, Patrik e Leandrinho; Ian Augusto e Luis Soares.. Técnico: Carlos Rabello.
Único do trio tradicional de Recife que não conquistou a Copa do Nordeste, o Náutico novamente vai em busca do título inédito. Mas sabendo, novamente, que está longe de ser favorito. O Timbu vem de uma temporada fraca, em que não conseguiu nem disputar o acesso para a Série B, sendo eliminado na primeira fase da Série C. Para 2024, vai em busca de um ano melhor. E nada melhor do que fazer uma boa Copa do Nordeste para ganhar moral para o restante da temporada.
Time base: Vagner, Danilo Belão, Rafael Vaz, Robson Reis, Luiz Paulo, Lorran, Marcos Júnior, Patrick Alan, Ray Venegas, Leandro Barcia e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
O Treze volta à fase de grupos da Copa do Nordeste após ficar duas edições fora. Em 2021, o time, comandado por Marcelo Paraíba, não tinha grandes pretensões, mas chegou na última rodada vivo pela classificação, mas acabou não conseguindo avançar. Em 2024, após o título estadual do ano passado, a missão é meio que a mesma. Sem grandes expectativas, o Galo, hoje comandado por William De Mattia, espera surpreender e, quem sabe, beliscar uma vaguinha na próxima fase.
Time base: Igor Rayan, Guilherme Lucena, Luís Fernando, Pedrão e Higor; Roberto, Edmundo e Léo Cereja; Will Viana, Xandy e Vitão. Técnico: William De Mattia.
*Com a colaboração de Arthur Ribeiro, João Grillo, Lucas Loos, Matheus Sampaio, Rafael Carmo e Victor Mélo.
Veja também
Fonte: https://ge.globo.com/pb/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2024/02/02/guia-da-copa-do-nordeste-2024-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-regional.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.