Fábio respalda João Burse
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
A segunda-feira foi para dar explicações no Vitória. Na Toca do Leão, o presidente Fábio Mota convocou uma entrevista coletiva para avaliar o início de temporada, sobretudo do técnico João Burse, sob pressão após o time completar quatro jogos sem vencer entre Campeonato Baiano e Copa do Nordeste.
Na entrevista coletiva, Fábio Mota garantiu a manutenção de João Burse no comando do time e mostrou confiança no trabalho. Apontado por muitos como grande responsável pelo acesso do time em 2022, ao receber uma equipe nas últimas posições e conduzir à classificação, o treinador teve o futuro no clube debatido nos últimos dias.
– A gente tem que aparecer nos momentos ruins e momentos bons. Presidente é responsável pelos dois momentos. Obviamente que nos ruins a responsabilidade parece ser maior. Um amigo me disse uma coisa verdadeira. No futebol, você consegue sair do céu para o inferno em 90 minutos. Quando a gente se candidatou, a gente sabia disso. Estamos seguros do trabalho que está sendo feito. Projetamos voltar para a Copa do Nordeste, voltamos. Ganhamos as duas partidas. Não medimos esforços para montar uma equipe competitiva. O Vitória é a equipe que mais jogou no Brasil nesse momento. É um elenco em formação, por mais que diga que teve todo tempo do mundo para pré-temporada, treino é treino e jogo é jogo. A gente está completamente seguro. Evidente que preocupado.
"O termo pelo Campeonato Baiano é envergonhado. Fizemos nossa conta e sabemos que temos que ganhar cinco partidas do baiano para classificar. Estamos trabalhando com nunca para reverter uma situação que não deveria estar passando", completa.
Fábio Mota, presidente do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação
Em 2023, o time tem retrospecto de dois triunfos, dois empates e duas derrotas (44% de aproveitamento). A situação mais complicada é no Campeonato Baiano, competição que o Rubro-Negro tem um ponto em nove disputados e é o lanterna da competição.
Fábio Mota fez um balanço do desempenho do time na temporada, destacou que não há problemas com salários atrasados no clube e que os jogadores estão "fechados" com o treinador.
– O Vitória não deve aos atletas, não deve aos funcionários. O Vitória não prometeu bicho para classificar na Copa do Nordeste. Os jogadores nem pediram. É uma relação franca e aberta. Burse continua tendo nosso respaldo, nosso respeito. Burse pegou o clube na Série C e trouxe para a B. Trouxe o clube para a Copa da Nordeste. Não são duas partidas que vão acabar o planejamento que a gente fez. Burse é o treinador do Vitória porque a direção confia em Burse. Burse é o treinador porque tem o elenco nas mãos, está fechado com o elenco. O elenco esteve ontem em minha sala para dizer que está fechado com Burse. Burse tem a confiança para continuar a ser o treinador do Vitória.
– Temos feito reuniões. A última, a gente fez com o fisiologista, treinador, comissão, diretor, gerente. Sentamos, e eu fiz essa pergunta: o que está acontecendo? Chegamos a uma serie de pontos. Depois uma conversa do presidente com a comissão técnica, perguntando o que eles queriam. Depois tivemos uma conversa com os atletas, uma conversa franca. A segunda que tivemos. Nessa conversa, chegamos à conclusão que o elenco está fechado, e a gente vai sair dessa situação. O Vitória é um time gigante, um dos maiores do brasil. Quem não quer essa pressão, não pode vir para cá – completa.
O presidente afirma também que o clube segue no mercado em busca de reforços e já tem reforço com situação encaminhada. O time busca dois jogadores de beirada e mais atletas para o meio-campo em razão da lesão de Dionísio, que sofreu grave lesão e só volta no meio do ano.
– O Vitória está no mercado, sim. A gente pretende trazer. Hoje tem o [Campeonato] Paulista que é concorrente muito forte, mais grana, os jogadores têm muitos que a estão contratados. O Vitória está buscando jogadores fora do Brasil. O Vitória nunca se fechou para o mercado. A gente precisava de dois pontas, dois jogadores de beirada que a gente está procurando. Sabemos que com a situação do Dionísio, a gente precisa de um ou dois meias e mais um ou outro em outra posição. O planejamento foi superior. Reforçamos o clube com contratações mais robustas e mais caras. A importância da Copa do Brasil e também da Copa do Nordeste. Em conversa com a comissão técnica, tudo que está montado, evidente que a responsabilidade é do presidente. É minha. Mas é um trabalho em conjunto. A comissão com treinador, análise de desempenho e comissão. Me esforcei, tudo que está ao meu alcance para trazer os jogadores que aqui estão. Foram trazidos pelo presidente com aval da comissão técnica. Nós começamos uma pré-temporada com todas as condições que um grande clube tem. Todas condições de trabalho, não devemos trabalho, bicho. Tudo que está acertado está cumprido. Nós vamos sair dessa maré, é uma fase que vai passar. Trabalhamos todo dia, temos fé em deus e não temos dúvidas nenhuma que vamos sair da próxima rodada.
" As conversas estão avançadas. Fiz reunião com [Edgar] Montemor e comissão, e criamos uma espécie de tempo para que a gente também não traga qualquer um. A ideia é que para o dia cinco já tenha novos reforços", afirma o presidente sobre reforços.
O Vitória de Fábio Mota busca recuperação com o Vitória nesta quinta-feira, quando recebe o Doce Mel, no Barradão, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. A partida começa às 19h15 (de Brasília).
Veja outros trechos da entrevista coletiva:
O que está acontecendo?
– Temos feito reuniões. A última a ente fez desde o fisiologista, treinador, comissão, diretor, gerente, sentamos e eu fiz essa pergunta: o que está acontecendo? Chegamos a uma serie de pontos. Depois uma conversa do presidente com a comissão técnica, perguntando o que eles queriam amas. Depois tivemos uma conversa com os atletas, uma conversa franca. A segunda que tivemos. Nessa conversa chegamos à conclusão que o elenco está fechado e a gente vai sair dessa situação. O Vitória é um time gigante, um dos maiores do brasil. Quem não quer essa pressão, não pode vir para cá.
Há pendência de bichos aos atletas?
– Foi definido. Sentamos, conversamos, definimos e passamos para os atletas. Não temos pendência de bicho. Subimos para a Série B e prometemos um bicho condicionado ao dia que recebermos a primeira cota da Série B. O Vitória só vai receber a primeira cota em abril. Esse foi um trato acertado entre o Vitória e os jogadores. Não tem dívida. Dívida é quando você diz que vai pagar e não paga. O bicho para o Baiano está estabelecido, o bicho para classificar na Copa do Nordeste está estabelecido, para ser campeão está estabelecido. Só não está estabelecido o bicho da Série B. Pagamos a rescisão de todos que saíram, não devemos um real a ninguém. Não devemos nada aos que saíam e nem aos que aqui estão.
Melhor tratamento para o sócio
– A gente tem melhorado diariamente. A torcida do Vitória, não canso de dizer, é a melhor do Brasil. Tem entendido o sacrifício, dado apoio ao clube. Nós melhoramos a questão do acesso ao estádio. Se você fizer avaliação contra o jogo do Cordino, vai ver que tem melhora. Olha o serviço de base. Estamos com obra nos banheiros, tentando melhorar a capacidade. Qualquer ação que a gente venha a fazer, envolve dinheiro, grana. O Vitória é Série B, mas ainda não recebeu um centavo. Continua sem receita. O dinheiro da Série B só entra em abril. Só estamos sobrevivendo com patrocinadores e sócio torcedor. É difícil tocar um clube sem receita.
Vergonha com situação
– Nós batemos cabeça no Baiano ano passado. Temos um monte de jogador novo que está se conhecendo. A gente só conseguiu deslanchar no segundo semestre no ano passado. Não existe o Vitória estar nessa posição, é uma vergonha. Do presidente ao porteiro do clube. Nós temos um elenco completamente novo. Os jogadores estão se conhecendo. Se parar para analisar, três atletas jogaram duas partidas e dois atletas jogaram uma partida, porque ainda estão estreando no clube. Agora, Burse precisa definir o time dele, porque tem todos na mão. A partir do jogo com o Santa Cruz, ele tem 100% do elenco. Quando nós montamos o time, o nosso objetivo principal era volta para a Copa do Nordeste. O objetivo do Vitoria foi voltar para Copa do Nordeste, e nós conseguimos. Agora, o objetivo é classificar no Baiano. Eu acredito. Se eu não acreditasse, não classificaria. E acredito que o Vitória vai classificar no Baiano. Estamos procurando reforços para trazer.
Recebe salário no Vitória?
– Até ano passado não recebia. Esse ano passei a receber. Não precisa definir. Quando aprova o orçamento, já aprova o salário que está estipulado. Fiquei 13 meses no clube sem receber salário. A partir desse ano passei a receber. Primeiro que o Vitória aderiu à Libra. Independente do que vou fazer com o que vou receber, eu sou obrigado. A partir desse ano, eu recebo salário no Vitória. O Vitória tem diretores estatutários, que não recebem salário opor estatuto. E o Vitória tem diretores contratados, por exemplo o diretor de futebol, é remunerado, o diretor financeiro, o vice-presidente. O Vitória tem três diretores remunerados e três ou mais que não são. Até eu chegar, todo mundo era remunerado. Quando cheguei, chegamos à conclusão que o Vitória não tinha condição de pagar. Se fizer a conta, economizamos mais de R$ 1 milhão. A partir do momento que voltou para a Série B, você tem condição de ter a remuneração.
Trabalho nas categorias de base
– Carlão está no clube há dois meses, trouxe um treinador novo, que é Laercio Lopes. Será o treinador do sub-20. Está sendo feito todo o planejamento. Estou no clube há um ano e três meses. O sub-20 está no clube há seis ou sete anos. Depois do que passou a base, completamente abandonada, você não consegue revitalizar em um toque de mágica. Nosso sub-13 evoluiu, sub-14. Daqui a dois ou três anos a gente tem um sub-20 montado por nós. A gente teve o vexame da Copinha no sub-20, mas fomos campeões baianos no sub-17. A alimentação tem que ser no nível do Vitória, não pode ser como encontrei, com sopa de batata. As condições precisam ser boas.
Direito de transmissão
– Temos reunião quinta, na CBF, com a comissão que está tratando disso, inclusive eu, junto com o presidente do Chapecoense, diretoria da CBF e o presidente do Sampaio Corrêa. Nós vamos fazer essa reunião quinta à tarde. Em que pé está isso? Já temos a proposta, já chegaram. A gente acredita que até a próxima semana tenhamos esse número, que vai facilitar. Porque o Vitória não tem contrato nenhum da Série B neste momento. Se o se o Vitória quiser tomar antecipação, hoje a CBF, não poderia ser feita, porque não existe contrato de televisão para a Série B com os clubes da série B. A partir disso, você tem valor para se planejar na folha.
Novo diretor de marketing
– Não é que esteja sem diretor de marketing. Tem o gerente que está na função de diretor, não tem definitivo. Estamos procurando. É um dos cargos que é estatutário, então não tem remuneração. A gente está procurando para fechar e nos mais 10 dias a gente fecha e encaminha essa questão.
Adesão à Libra
– O que o Vitória fez foi fazer a adesão. Depois da adesão, a Libra pede uma série de documentos e requisitos. Nesse momento, o Vitória está formulando um dossiê de documentos, de dívidas, encaminhando certidões. O Vitória está organizado, juntando toda a documentação. Assim como acontece com o Vitória, acontece com todos os outros clubes que fizeram a adesão. Depois de concluir tudo isso, esperamos até abril ou maio a concretização desse evento novo. O fundo árabe comprou 20% da Libra. Esse dinheiro será rateado entre os clubes., não é um dinheiro dado aos clubes. A Libra vai fazer um levantamento e tem uma série de requisitos para ter acesso ao crédito.
Situação de João Cabral
– Cabral foi para o Itabuna, voltou e estamos conversando para tentar reempresta-lo.
Volta de Alan Pedro
– Alan Pedro é diferente. Ele estava no Aparecidense, o problema é que o Aparecidense queria fazer uma contratação diferente do que o Vitória faz. Não concordamos e pedimos o jogador de volta.
Jordy Caicedo
– Planejamento o fluxo de caixa com o que a gente tem hoje para chegar até a Série B sem atrasar salário. Esse é o planejamento com o recurso de nossos patrocinadores. Devemos anunciar mais dois patrocinadores para chegar até abril vivo. Em abril, a gente tem que esperar a receita para ver o tamanho da folha que vamos somar. Desde que cheguei, pagãos R$ 11 milhões em transfer ban. Imagina se tivesse investido no clube ou no elenco. Vou fazer uma conta básica de um prejuízo. O Vitória pagou R$ 3 milhões para Jordy Vaicedo vir. Ele saiu sem o clube ganhar um centavo. Ou seja, o Vitória perdeu os R$ 3 milhões e perdeu o valor do passe. O Vitória acabou de fazer um acordo de R$ 3,5 milhões que o Vitória deve ainda do passe de Jordy Caicedo. Pagamos R$ 1,5 milhão e parcelamos o restante. O Vitória paga a Jordy Caicedo 90 mil por mês. E ainda tem uma ação do empresário contra o Vitória. Ou seja, o negócio Jordy Caicedo deu mais de R$ 14 milhões de prejuízo ao clube. Walter Bou a mesma coisa.
Pagamento por venda de David da Hora e David Corrêa
– Sobre os Davids, vou explicar pela milésima vez. O do Cruzeiro (David Corrêa), o clube pediu recuperação judicial. O Vitória virou credor para um dia o cruzeiro pagar. Sobre o outro David [da Hora], o Vitória está na Fifa e entramos em uma ação.
Veja também
Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2023/01/23/fabio-mota-respalda-joao-burse-no-vitoria-nao-sao-duas-partidas-que-vao-acabar-com-planejamento.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.