Apresentado no Vitória ao lado de Camutanga, Dudu promete foco: "Procurando ajuda por fora"

Apresentado Vitória Camutanga promete

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

Zagueiro Camutanga e volante Dudu retornam ao Vitória

O Vitória apresentou mais dois "reforços" na tarde desta sexta-feira. Como adiantado pelo ge, Camutanga e Dudu tiveram os empréstimos encerrados e retornaram a Salvador para ajudar o Rubro-Negro na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O zagueiro estava no Remo, na Série B, e o volante defendia a Ponte Preta, na Série C.

Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025

1 de 4 Dudu e Camutanga em apresentação — Foto: Reprodução / TV Vitória
Dudu e Camutanga em apresentação — Foto: Reprodução / TV Vitória

O diretor de futebol Gustavo Vieira explicou a volta dos atletas ao apresentá-los no Barradão. De acordo com ele, as lesões do Vitória e o pouco tempo restante antes do fechamento da janela de transferências foram cruciais. O período para registro de jogadores se encerra na próxima terça.

– Temos a felicidade de ter Camutanga e Dudu. O torcedor deve se sentir orgulhoso de vê-los aqui novamente. Sobre elenco, nos deparamos nas últimas semanas com o enchimento do DM. Algumas lesões musculares, outras de trauma. E isso coincide com o fim da janela. Diante disso, sorte de o clube ter atletas de qualidade emprestados para outras equipes. Por acordos anteriores se faz possível o retorno no momento que necessitamos. Sejam bem-vindos de volta e vamos ao trabalho – disse Gustavo Vieira.

Camutanga já teve o nome registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, treinou com o grupo e pode estrear no próximo compromisso do Leão, no próximo domingo, contra o Atlético-MG. Dudu, por outro lado, aguarda regularização.

Dudu e os problemas extracampo

A passagem de Dudu pelo Vitória teve todos os ingredientes de uma bela história, mas também os de uma grande frustração. Quando chegou ao clube, na metade da temporada de 2023, conquistou a titularidade absoluta com performances de destaque. Ele foi peça fundamental para o título da Série B daquele ano, a primeira taça nacional do clube, e também no título do Campeonato Baiano do ano seguinte.

Mas 2024 foi conturbado desde o início para o volante, que teve o nome relacionado a polêmicas desde fevereiro. No mesmo mês, ele se envolveu em confusão em camarote de Salvador durante o carnaval e foi denunciado por violência contra a mulher por uma ex-namorada.

2 de 4 Dudu em ação pelo Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Dudu em ação pelo Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

A passagem decaiu de vez depois da chegada do treinador Thiago Carpini, que afastou o jogador pensando em "ambiente e vestiário" e disse que não era obrigado a relacioná-lo. Em julho, Dudu e Rodrigo Andrade, outro ex-volante rubro-negro, foram agredidos por integrantes de uma torcida organizada em um bar.

Dias depois, o presidente do clube Fábio Mota anunciou que ele e Rodrigo Andrade não jogariam mais pelo Vitória. Dudu foi emprestado ao Novorizontino, e Rodrigo assinou com o Mirassol.

Na apresentação desta sexta, mais de um ano depois da saída, Dudu garantiu que fatores extracampo não vão atrapalhar a sua nova jornada no Vitória. Para isso, revelou estar buscando "ajuda por fora" e que está concentrado.

– O Dudu que vem é um cara concentrado, estou procurando ajuda por fora. Conversei com Fábio Mota sobre isso. Vim para jogar bola, dar a volta por cima, assim como meus companheiros e o Vitória – iniciou o volante.

Na Ponte Preta, último clube que defendeu, Dudu enfrentou problemas com atrasos de salários. Ele recebeu outras propostas e afirmou que já estava de saída do clube paulista.

– Semana passada estava de saída da Ponte Preta, mas não era para o Vitória. Deus preparou essa volta. Estava com quatro meses de salário atrasado na Ponte. Mas estou aqui pronto, dedicado para voltar a jogar pelo Vitória.

Em um ano no Vitória, Dudu levantou duas taças, fez 43 jogos (40 como titular) e uma assistência. Em pouco mais de um ano emprestado, ele fez 31 jogos e dois passes para gol por Novorizontino, na Série B, e Ponte Preta, na Terceira Divisão.

3 de 4 Dudu à época da Ponte Preta — Foto: Júlio César Costa/Especial PontePress
Dudu à época da Ponte Preta — Foto: Júlio César Costa/Especial PontePress

Camutanga teve grave lesão

Já Camutanga teve a passagem pelo Vitória atrapalhada por motivo diferente. Sem polêmicas extracampo, o zagueiro sofreu grave lesão de ruptura de ligamento cruzado do joelho em junho de 2024 e passou nove meses afastado. Quando retornou, não encontrou espaço na equipe de Thiago Carpini e foi emprestado ao Remo.

Em sua apresentação, Camutanga admitiu que queria mais oportunidades antes de ser emprestado e agradeceu ao Vitória por ter retornado.

– Saí daqui com o coração muito apertado, triste, porque esperava ter mais oportunidades. Tinha jogadores na minha frente, com início de ano melhor, e precisava de alguma forma de voltar a jogar. O Remo abriu essa porta para mim, tudo foi conversado com o clube, Fábio Mota conversou comigo. Peguei ritmo lá e agora agradeço por estar de volta, por terem ido me buscar. Tenho que retribuir o apoio – disse o defensor.

4 de 4 Camutanga comemora gol em Vitória x Itabaiana — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Camutanga comemora gol em Vitória x Itabaiana — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Em relação a como reverter a situação complicada do Vitória na temporada, Camutanga diz que é hora de esquecer o revés de 8 a 0 para o Flamengo e focar nos próximos compromissos. O time baiano é o 17ª colocado com 19 pontos e enfrenta o Atlético-MG às 18h30 deste domingo (de Brasília), no Barradão, pela 22ª rodada da Série A.

– Venho acompanhando, também sou torcedor. Não vale a pena tocar no resultado que passou, temos que pensar daqui para a frente, mudar a chave, domingo tem um jogo muito difícil contra o Atlético-MG. Vamos para pontuar no campeonato e sair da zona de rebaixamento, nossa maior meta no ano.

No Vitória, Camutanga fez 75 jogos entre 2023 e 2024 e só começou no banco de reservas em um deles. Nesse período, marcou seis gols e fez uma assistência. No Remo, que defendeu por quatro meses, fez 14 jogos e estava em boa fase na Série B.

Leia outras respostas de Dudu:

Preparado para Série A
– Estou preparado como sempre, sou um cara com muita personalidade para jogar. É a oportunidade da minha vida, pode ter certeza que não vou deixar passar.

O que os torcedores podem esperar
– Os torcedores sabem como é meu estilo de jogo. Vim muito mais forte, preparado. Espero estrear no domingo, mas depende do treinador. Pode ter certeza que vou estar preparado.

Espírito dos Ba-Vis
– Vim preparado apenas para jogar no Vitória. Não posso deixar a oportunidade da minha vida passar, estou procurando muita ajuda por fora. Minha mãe diz que ninguém explica os planos de Deus. O raio cai sim duas vezes no mesmo lugar.

Raça
– Como os torcedores sabem, gosto muito de intensidade, contato. Quero fazer melhor do que fiz em 2023.

Problemas
– Muita gente fala que meu problema é extra-campo, tenho que melhorar essa situação e me preparar dentro de campo. Tentam me desanimar mas não vai dar certo, estou procurando ajuda e estou muito pronto.

Temperamento
– Estou bem, o físico também está em dia. O extra-campo não vai me atrapalhar nessa volta, é a oportunidade da minha vida. Na Ponte Preta tomei alguns amarelos. Aí você me quebra (risos). Mas está tudo bem.

Recado para quem não acredita
– Para as pessoas que são contra mim, se eu jogar domingo pode ter certeza que vão ter uma resposta.

Sensação de voltar
– Coração palpitou, vivi meu auge aqui. Minha volta foi muito boa e comemorada pela minha família.

Leia outras respostas de Camutanga:

Cobrança da organizada
– Muito feliz com o retorno. Sabemos como é o futebol, tem cobrança. Vamos assimilar isso muito bem, trabalhar, demonstrar em campo que merecemos estar aqui. E retribuir da melhor forma, sei que a torcida apoia, estou há três anos. Vamos trazer os resultados para que não exista mais esse tipo de conversa aqui dentro.

Mudanças no Vitória
– Eu saí, mas tinha contrato. A qualquer momento poderia voltar. Um clube que me ajudou muito e que eu dei resultado, tanto que voltei. Sabemos da grandeza do clube. Espero dar retorno dentro de campo de novo. Trabalhar para conseguir as vitórias. Vejo como um recomeço, uma oportunidade na minha carreira, estou muito feliz. Faz cinco meses que eu saí, então não mudou muita coisa. Alguns jogadores que eu não conhecia, mas estrutura não mudou muito. Uma transformação muito grande o clube passou.

Tempo no Remo
– Saí devido a uma lesão, estava sem ritmo. 2024 era minha melhor fase quando veio a lesão. Saí para ter ritmo, estava muito feliz, me abraçaram. Estou bem. Representar o Vitória é além do que eu pensava no início da minha carreira. Espero retribuir dentro de campo e ser aquele Camutanga que a torcida conhece.

Mudança de patamar do Vitória
– Quando cheguei o Vitória estava em reconstrução, o início de 2023 não foi tão bom. Demos a volta por cima, conquistamos a Série B e o Baiano. É a minha segunda Série A aqui. Uma competição muito boa. O mais importante é que o Vitória se mantenha na Primeira Divisão.

Recuperação
– Estava muito feliz no Remo. Precisava de ritmo de jogo e graças a Deus voltei muito bem. Muitas pessoas tem desconfiança porque é uma lesão complicada, mas eu sabia que daria a volta por cima mais uma vez. Não é minha primeira lesão de joelho. Aqui me sinto em casa, conheço os funcionários, a torcida. O que posso fazer é retribuir o carinho e lutar, que seja um ano vitorioso.

Setor defensivo
– A Série A é uma competição difícil. Não é só a defesa que tem que melhorar, é o conjunto. Temos um grupo forte mentalmente. É trabalhando, ajustando os erros para que possamos minimizar os erros e sofrer menos.

Carinho da torcida
– Fico muito feliz pelo carinho da torcida. Tenho esse carinho porque fiz algo lá atrás, não posso fazer menos que isso. Agradeço a torcida, todas as pessoas do clube que apoiaram minha volta. Tenho que fazer melhor do que já fiz para que o carinho continue.

Como ajudar fora de campo
– Temos que nos unir cada vez mais. Os jogadores ainda não conheço, mas temos que ser fortes e unidos. Ano passado revertemos uma situação no returno, todo mundo se juntou. A cobrança também tem que existir, para que possamos sair dessa situação. Primeiro sair do Z-4 e depois pensar nos outros objetivos.

Como revertar a situação
– Venho acompanhando, também sou torcedor. Não vale a pena tocar no resultado que passou, temos que pensar daqui para a frente, mudar a chave, domingo tem um jogo muito difícil contra o Atlético-MG. Vamos para pontuar no campeonato e sair da zona de rebaixamento, nossa maior meta no ano.

Pronto para jogar domingo?
– Estou trabalhando, o treinador que vai optar. Respeitando ele, se for para jogar vou ajudar e guerrear como sempre fiz. Se não jogar, vou incentivar os companheiros a buscar a vitória com garra e determinação.

Vitória

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2025/08/29/apresentado-no-vitoria-ao-lado-de-camutanga-dudu-promete-foco-procurando-ajuda-por-fora.ghtml


Apresentado Vitória Camutanga promete


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.