Análise: líder da Série B, Vitória segue “cartilha do acesso” e vence o Tombense mesmo sem jogar bem

Tombense 1 x 2 Vitória – Melhores momentos – 11ª rodada do Brasileirão Série B 2023

O Vitória não jogou bem contra o Tombense, mas confirmou a expectativa imposta pela tabela de classificação e venceu os mineiros na noite da última terça-feira. Mesmo fora de casa, o líder da Série B fez 2 a 1 no penúltimo colocado e garantiu que vai terminar a 11ª rodada no topo [assista aos melhores momentos no vídeo acima].

1 de 3 Elenco do Vitória antes de Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

Elenco do Vitória antes de Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

É verdade que aliar atuação e resultado é o melhor indicativo de um time que vai brigar para subir de divisão, mas vencer mesmo quando joga mal também faz parte da “cartilha do acesso” na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi isso que o Vitória fez contra o Tombense.

No fim da noite, mesmo com atuação coletiva abaixo da média, o torcedor teve mais de um motivo para aumentar a confiança no acesso e dormir feliz com o Rubro-Negro.

  • Não jogou bem, mas venceu e manteve a liderança;
  • Wellington Nem confirmou o momento positivo com mais gol;
  • Apesar de ter sofrido um gol, Thiago Rodrigues estreou com defesas importantes.

O jogo

Escalado em uma linha de cinco defensores, o Leão tinha ainda Marco Antônio como volante. Eram, então, quatro zagueiros de origem em campo no time titular, o que fez o Rubro-Negro ter menos qualidade de passe e tempo com a bola nos pés.

O Tombense terminou o primeiro tempo com 64% de posse de bola.

Sem muita capacidade para construir jogadas, o Vitória parecia apostar em contra-ataques ou em um lance de bola parada para abrir o placar. O gol, no entanto, veio por uma terceira via: um erro dos mandantes no campo de defesa.

Aos 22 minutos, o Tombense errou na saída de bola e ofereceu a redonda para Wellington Nem. O camisa dez aproveitou a defesa desorganizada, driblou um marcador e chutou cruzado da entrada da área para vencer o goleiro Felipe Garcia.

2 de 3 Wellington Nem comemora gol em Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

Wellington Nem comemora gol em Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

O gol deu a tranquilidade que o Vitória precisava para seguir o plano de se defender e contra-atacar. Mas em uma noite de atuação abaixo da média, o Rubro-Negro nem se defendeu bem, nem conseguiu gerar chances de contra-ataque.

A equipe da casa, que já dominava as ações do jogo antes de sofrer o gol, aumentou o ímpeto ofensivo e passou a ser mais perigosa depois de ficar atrás do placar. Aos 28 minutos Fernandão só não marcou um golaço de bicicleta porque Thiago Rodrigues fez uma grande defesa.

O goleiro foi a escolha de Léo Condé para assumir o lugar do lesionado Lucas Arcanjo. Além de estrear com uma boa defesa, Thiago Rodrigues mostrou que a sorte também está em dia porque menos de dez minutos depois ele foi salvo pela trave em novo ataque importante do Tombense.

Fator novo no segundo tempo

Tudo indicava que a volta do intervalo seria marcada por 45 minutos de pressão dos mandantes, mas um lance aos seis minutos mudou temporariamente o cenário do jogo. Roger Carvalho tocou com a mão na bola dentro da área, ofereceu um pênalti para o Vitória e ainda recebeu o segundo cartão amarelo.

Santiago Tréllez, que até então participava do jogo apenas fechando linhas de passe quando o Vitória não tinha a bola, foi para a marca da cal e balançou as redes da Série B pela quarta vez em 2023 – artilheiro isolado do time.

3 de 3 Tréllez em Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

Tréllez em Tombense x Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória / Divulgação

No decorrer do segundo tempo Léo Condé desfez o esquema com três zagueiros ao colocar Zé Hugo no lugar de Wagner Leonardo. O treinador também ofereceu minutos para jogadores que haviam saído da rotação, como volante Léo Gomes, e promoveu a estreia do zagueiro Yan Couto.

Com dois gols de vantagem e um jogador a mais, o Vitória tentou controlar o jogo, e até isso pareceu difícil em meio a exibição ruim na noite de terça-feira.

O Rubro-Negro até teve novas oportunidades de ampliar o placar, mas elas mais pareceram nascer da fragilidade oferecida pelo Tombense, que se abriu em busca do gol. Tanto que o time mineiro diminuiu o placar aos 40 minutos e terminou a partida sufocando o líder da Série B.

O apito final trouxe alívio para o líder, que volta para Salvador com três pontos e chega a 75% de aproveitamento na Série B. São oito vitórias, um empate e duas derrotas nas primeiras onze partidas disputadas. Números excelentes; desempenho, nem tanto nesta noite.

A equipe treinada por Léo Condé volta a campo no domingo, quando recebe o Criciúma, no Barradão. A partida está marcada para as 18h (de Brasília), pela 12ª rodada da Série B.

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2023/06/07/analise-lider-da-serie-b-vitoria-segue-cartilha-do-acesso-e-vence-o-tombense-mesmo-sem-jogar-bem.ghtml