Análise: Vitória volta a aliar bom resultado e desempenho na Série B ao derrotar Ituano com autoridade

Vitória 3 x 0 Ituano – Melhores momentos – 10ª rodada do Brasileirão Série B 2023

O Vitória que enfrentou o Ituano, na última sexta-feira, no Barradão, mostrou que o sucesso inicial na Série B, com cinco resultados positivos seguidos, não foi apenas um momento fora da curva. Depois de vencer só uma vez nas quatro rodadas seguintes, o Leão aliou desempenho e resultado neste jogo da décima rodada para vencer por 3 a 0, com gols de Rodrigo Andrade, Tréllez e Camutanga, e se manter na liderança com autoridade [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].

1 de 2 Osvaldo em Vitória x Ituano — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Osvaldo em Vitória x Ituano — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

A boa apresentação também lembrou o início avassalador de Segundona porque o time de Léo Condé tornou fácil uma partida inicialmente difícil ao aplicar intensidade ofensiva e acuar o adversário para abrir o placar em uma consequência da bolas paradas de Osvaldo.

Depois, com uma postura mais compacta defensivamente, o Leão também ampliou após outro escanteio batido pelo atacante. Ainda deu tempo de marcar o terceiro em cobrança de falta de Wellington Nem, já no segundo tempo.

O Vitória contou com o goleiro Lucas Arcanjo, após ser dúvida por causa de uma entorse no tornozelo, e abdicou do terceiro zagueiro utilizado no empate com o Avaí para enfrentar o Ituano com quatro atacantes: Wellington Nem como armador, Osvaldo e Zé Hugo pelas pontas e Tréllez como homem de área.

Para enganar a marcação, Osvaldo também posicionou-se em alguns momentos do jogo pelo meio.

Além da aposta nos lançamentos para reduzir as dificuldades geradas pelo gramado prejudicado pela chuva, que gerou um jogo mais físico, o Vitória ficou muito refém individualidade de Wellington Nem e Osvaldo, mas isso apenas nos primeiros minutos.

Defensivamente, o Leão apostou em uma rápida compactação defensiva para evitar maiores perigos nos ataques do adversário. Em diversos momentos do jogo, o time baiano contou com pelo menos seis jogadores, além do goleiro Lucas Arcanjo, dentro da área.

Mas a principal alternativa e de maior destaque do Vitória foi a bola parada, que gerou a primeira boa chance, quando Zeca pegou rebote e chutou com perigo. Em seguida, em lance trabalhado pela esquerda que teve jogada individual de Zé Hugo, Wellington Nem perdeu boa chance.

Os quase dez minutos de maior intensidade ofensiva resultou no primeiro gol do Vitória, marcado por Rodrigo Andrade. A bola parada deu certo. Desta vez, um escanteio cobrado por Osvaldo gerou rebote na grande área concluído pelo volante.

Com a vantagem favorável, o time comandado por Léo Condé preferiu ter linhas mais recuadas e quase marcou o segundo em bom contra-ataque que contou com desarme e lançamento de Marco Antônio, passe final de Wellington Nem e chance desperdiçada por Zé Hugo na cara do gol.

O gol não saiu no contragolpe, mas o escanteio gerado no último lance resultou em bola na rede de Tréllez. Em mais uma consequência de escanteio cobrado por Osvaldo, Camutanga tocou a bola após rebote, e o colombiano dominou e concluiu em lance que precisou de validação do VAR.

Vitória no primeiro tempo:

  • Intensidade ofensiva para abrir o placar;
  • Bola parada de Osvaldo sempre perigosa;
  • Compactação do sistema defensivo com pelo menos seis atletas dentro da área, além de Lucas Arcanjo.

2 de 2 Rodrigo Andrade (centro) celebra gol marcado em Vitória x Ituano — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Rodrigo Andrade (centro) celebra gol marcado em Vitória x Ituano — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O segundo tempo contou com cenário parecido. Outro gol chegou a ser comemorado nos primeiros minutos, mas Zé Hugo havia atrapalhado a jogada ao finalizar bola que estava entrando na meta em posição de impedimento.

Foi Zé Hugo, inclusive, o primeiro substituído do Vitória. O atacante deu lugar a Railan, que é lateral-direito e atuou como atacante pela direita. Com isso, Osvaldo passou a atacar pelo lado esquerdo.

Administrar o resultado não foi um problema para uma equipe que chegou ao sétimo resultado positivo, todos sem ter a meta vazada pelo adversário.

E a bola parada entrou em ação novamente para que o terceiro gol fosse comemorado pela torcida. Desta vez, no entanto, o lance saiu conforme combinado e não teve Osvaldo como cobrador. Wellington Nem cobrou falta com capricho, cheia de curva, e Camutanga marcou de cabeça.

Osvaldo ainda acertou o travessão nos minutos finais.

Vitória no segundo tempo:

  • Equipe administrou o resultado;
  • Sistema defensivo não sofreu;
  • Outro bom momento da bola parada.

Líder cada vez mais confiante

Sete vitórias, duas derrotas e um empate, com 20 gols marcados e seis sofridos. O Vitória ultrapassou a metade do primeiro turno da Série B com desempenho de 73% e confiança em alta para a sequência da competição.

A próxima partida do Vitória está marcada para terça-feira. Às 19h (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o Tombense, no estádio Soares de Azevedo, pela 11ª rodada da Série B.

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2023/06/03/analise-vitoria-volta-a-aliar-bom-resultado-e-desempenho-na-serie-b-ao-derrotar-ituano-com-autoridade.ghtml