Nordeste chega edição começa
O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.
A Copa do Nordeste chega à sua 18ª edição a partir da tarde deste sábado. Neste primeiro momento, oito jogos a cada uma das oito rodadas da fase de classificação vão colocar os clubes do Grupo A e do Grupo B se confrontando e movimentando a principal competição regional do país, que, em 2021, vai novamente contar com times de todas as divisões do futebol brasileiro e seguir o mesmo formato dos últimos dois anos em todas as suas quatro fases. Ainda em virtude da pandemia do novo coronavírus, os jogos vão acontecer com os portões fechados, sem a presença da torcida.
A expectativa maior, por ora, fica em saber como as equipes da primeira divisão vão começar a disputa do Nordestão. Isso porque a edição 2020 do Brasileirão foi finalizada na última quinta-feira, e Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport estiveram em campo. Ou seja, esses quatro clubes devem, pelo menos neste início, atuar com times mesclados, apostando em garotos das categorias de base e talvez até nos reforços contratados para a temporada vigente.
Confira os grupos:
GRUPO A: 4 de Julho-PI, Bahia, CRB, Ceará, Confiança, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze;
GRUPO B: ABC, Altos, Botafogo-PB, CSA, Fortaleza, Salgueiro, Sport e Vitória.
FASE DE GRUPOS: de 27 de fevereiro a 12 de abril;
QUARTAS DE FINAL: 17 de abril;
SEMIFINAL: 24 de abril;
FINAL: 1º e 8 de maio.
Edição 2020 da Copa do Nordeste foi conquistada pelo Ceará, que superou o Bahia na final — Foto: Felipe Santos/Cearasc.com
Dentro de campo, o 4 de Julho-PI, dentre os 16 representantes nordestinos, vai ser uma das novidades do torneio por nunca ter jogado a competição. Com a vaga conquistada através do tetracampeonato piauiense, o time vai debutar na disputa sob o comando de Flávio Araújo, está com a confiança em alta para mais uma jornada e já teve até garantia de seu presidente, Gilberto Sales, de que vai entrar para competir por grandes feitos.
A rodada de abertura da Copa do Nordeste, que tem o Ceará como atual campeão, começa neste sábado, com três jogos, e só termina na próxima quarta-feira. Confira, abaixo, alguns detalhes de cada clube de cada uma das oito partidas que vão dar o pontapé inicial na Lampions League.
Jogos da rodada #1:
VITÓRIA x SANTA CRUZ — NO BARRADÃO (16h)
Depois de mais uma campanha irregular na Série B do Brasileiro, o Vitória chega à Copa do Nordeste com a esperança de fazer da competição um celeiro de esperança para dar a volta por cima frente aos três anos sem conquistas nos gramados. O Leão, maior vencedor da competição, com quatro taças, vai em busca do título que não conquista desde o ano de 2010, sob o comando de Rodrigo Chagas, sem grandes nomes em seu elenco e com apenas dois reforços confirmados para o início da temporada, até o momento.
Já o Santa Cruz, campeão regional em 2016, precisou vencer o Itabaiana na repescagem da competição para garantir a sua vaga na fase de grupos, ainda com Marcelo Martelotte como técnico da equipe. A regência do time agora está nas costas de João Brigatti, que deve continuar lançando atletas da base ao time principal, contando, por mais um início de temporada no clube, com o faro de gol apurado do atacante Pipico.
Última participação do Vitória: em 2020, o Leão foi eliminado nas quartas de final pelo Ceará;
Última participação do Santa Cruz: em 2020, o Tricolor foi eliminado nas quartas de final pelo Confiança, nos pênaltis.
Vitória e Santa Cruz vão se enfrentar no Barradão, às 16h — Foto: Renan Pinheiro/TV Bahia
BOTAFOGO-PB x 4 DE JULHO-PI — ALMEIDÃO (16h)
Vice-campeão em 2019, o Botafogo-PB vai disputar o Nordestão sem grandes investimentos, com um elenco enxuto, mas que conta com o olhar vencedor do treinador Marcelo Vilar, que retornou para comandar o Alvinegro da Estrela Vermelha após seis anos. O principal nome do time paraibano fica por conta do goleiro Felipe, ex-Corinthians e Flamengo, que renovou o seu contrato com o clube e vai para a sua segunda temporada defendendo o Belo.
Do outro lado, um estreante no torneio regional. O 4 de Julho-PI vai ter a experiência de Flávio Araújo à beira do gramado regendo os seus jogadores em busca de uma boa campanha. A meta, como já foi dita, é surpreender os clubes mais tradicionais e almejar as fases posteriores a cada jogo. As novidades para a estreia do Gavião são o zagueiro Marcelo e o centroavante Etinho, recém-contratados, já regularizados e que viajaram com a delegação para a partida.
Última participação do Botafogo-PB: em 2020, o Belo foi eliminado nas quartas de final para o Bahia;
Última participação do 4 de Julho-PI: o Gavião vai para a sua primeira participação na Lampions League.
Experiente goleiro Felipe está defendendo o Botafogo-PB e deve ser a principal atração da partida contra o 4 de Julho — Foto: Vitor Oliveira / ge
ALTOS x CONFIANÇA — NO LINDOLFO MONTEIRO (18h15)
O Altos precisou novamente passar pela fase preliminar da Copa do Nordeste e, nessa oportunidade, superar o Globo FC. Só depois disso, a equipe piauiense conseguiu garantir a sua quarta participação na fase de grupos da competição regional. Na edição 2021, o treinador Fernando Tonet investe o seu otimismo em uma campanha promissora em decorrência de grande parte da base do último ano ter permanecido para os compromissos deste ano.
Enquanto isso, o Confiança, garantido por mais um ano na Série B do Brasileiro, já iniciou a sua temporada com vitória no Campeonato Sergipano e quer, agora, fazer valer o seu favoritismo contra o Altos. O propósito maior do clube, que segue comandado por Daniel Paulista e que vem fazendo boas contratações no mercado, é repetir a boa façanha que fez na última edição na Copa do Nordeste, quando foi semifinalista, e, quem sabe, cavar uma vaga na decisão, em busca de um título que seria inédito na sua história.
Última participação do Altos: em 2020, os piauienses foram eliminados ainda na pré-Copa do Nordeste;
Última participação do Confiança: em 2020, os sergipanos saíram da competição na semifinal, sendo superados pelo Bahia.
Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, vai receber Altos e Confiança pela rodada #1 — Foto: Jade Araujo/ge Piauí
CSA x TREZE — NO REI PELÉ (18h)
O bom desempenho do CSA na Série B do Brasileiro da última temporada, quando quase conseguiu o acesso à elite, é o molde que o treinador Mozart pretende aplicar em seus atletas em busca do título do Nordestão. No último ano, o Azulão não conseguiu sequer passar da fase de grupos. O principal nome do time alagoano, que perdeu muitas peças de 2020, é o atacante Rodrigo Pimpão. Na temporada passada, ele disputou 50 jogos com a camisa azulina e fez 10 gols.
Já o Treze, com Marcelinho Paraíba estreando como treinador, vai precisar se reinventar dentro dos gramados para recuperar a confiança. Isso porque o time não foi bem nos amistosos da pré-temporada, acumulou duas derrotas (contra Globo FC e América-RN) e chega ao início da competição com o olhar torto do seu torcedor. O Galo da Borborema vai voltar a disputar a Copa do Nordeste depois de três anos.
Última participação do CSA: em 2020, o Azulão foi eliminado na fase de grupos, ficando na sexta posição no Grupo B;
Última participação do Treze: em 2018, o Galo ficou na última colocação do Grupo A e, consequentemente, foi eliminado do torneio.
Marcelinho Paraíba vai estrear oficialmente como técnico de futebol, pelo Treze, neste sábado — Foto: Cassiano Oliveira / Treze
SALGUEIRO x BAHIA — NO CORNÉLIO DE BARROS (18h)
Anúncio de desistência e, um dia depois, o recuo da decisão. O Salgueiro movimentou os bastidores da Copa do Nordeste de forma um tanto negativa, quando abriu mão da competição — e também da Copa do Brasil — alegando problemas financeiros. O imbróglio, no entanto, foi revertido, e a equipe vai para mais uma disputa regional, seguindo sob o comando do português Daniel Neri.
Do outro lado desse confronto, o tricampeão nordestino Bahia conseguiu escapar do risco de rebaixamento no Brasileirão, que terminou na última quinta-feira. Neste domingo, o Esquadrão já estreia na Copa do Nordeste. Sem os seus principais nomes da equipe principal na primeira rodada, Claudio Prates, que está comandando o time de aspirantes no Baianão, já confirmou que são os garotos do Tricolor os responsáveis pelos primeiros 90 minutos do time na edição 2021 da disputa.
Última participação do Salgueiro: em 2020, o Carcará ficou na quinta colocação do Grupo A e se despediu na primeira fase;
Última participação do Bahia: vice-campeão, derrotado pelo Ceará, em 2020.
Garotos do Bahia, que vão a campo contra o Salgueiro, estrearam no estadual com vitória. — Foto: Felipe Santana /Divulgação / EC Bahia
SPORT x SAMPAIO CORRÊA — NA ILHA DO RETIRO (20h)
Campeão da Copa do Nordeste no ano de 2014, o Sport se despediu do Brasileirão na última quinta-feira. Treinador do Leão, Jair Ventura concedeu seis dias de recesso a Luan Polli, Adryelson, Maidana, Marcão, Thiago Neves, Dalberto e Marquinhos (lesionado). Com isso, o Leão vai subir ao gramado da Ilha para enfrentar a Bolívia Querida com os seus reservas.
Com duas vitórias no Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa vai a campo um pouco mais afinado que os seus outros oponentes. Talvez isso seja vantajoso para os jogadores comandados por Rafael Guanaes, que fez alguns testes para definir a onzena que começa o duelo contra o Sport. A Bolívia Querida é uma das equipes que já levantaram a Orelhuda. O título aconteceu no ano de 2018, em confronto final de dois jogos contra o Bahia.
Última participação do Sport: em 2020, o Leão foi eliminado nos pênaltis para o Fortaleza;
Última participação do Sampaio Corrêa: em 2019, a Bolívia foi eliminada na primeira fase, ficando na sexta colocação do Grupo A.
Ilha do Retiro será o palco do confronto entre Sport e Sampaio Corrêa — Foto: Sport/Divulcação
ABC x CEARÁ — NO FRASQUEIRÃO (21h30)
O maior campeão do Rio Grande do Norte quer uma sorte melhor na edição 2021 da Copa do Nordeste. E com um elenco bastante reformulado — 15 reforços, seis garotos da base integrados e oito remanescentes de 2020 —, ao gosto do treinador Sílvio Criciúma, o ABC quer surpreender e conseguir, no mínimo, avançar às quartas de final. Com 29 atletas à disposição do elenco, a principal esperança do Mais Querido está na competência do atacante Wallyson, ídolo do torcedor alvinegro.
Do lado do Ceará, atual campeão nordestino, os jogadores encerraram a melhor campanha do clube no Brasileirão na última quinta-feira, e grande parte entrou em recesso — entre eles Vina, principal nome dos cearenses. Com isso, o Vozão deve ir a campo com uma formação mesclando os garotos do time de aspirantes com alguns reservas. Existe, inclusive, a possibilidade de estreia do meia Marlon, que trabalha no clube desde que se transferiu do Fortaleza, em dezembro do último ano.
Última participação do ABC: em 2020, o Mais Querido foi eliminado ainda na primeira fase;
Última participação do Ceará: o Vozão é o atual campeão da Copa do Nordeste, disputada em 2020.
De contrato renovado, meia Vina segue sendo o principal nome do Ceará para 2021 — Foto: Foto: HEBER GOMES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
FORTALEZA x CRB — NA ARENA CASTELÃO (19h30)
A sexta-feira amanheceu com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, prometendo reformulação no elenco em todos os setores. Com Enderson Moreira confirmado no comando técnico, o Leão do Pici tem cerca de 67% do elenco com vínculo até o fim da temporada de 2021. Resta saber quem deles entra em campo para enfrentar o clube regatiano em busca do bicampeonato do Nordeste. Recentemente, em 2019, a equipe tricolor conseguiu o título inédito para sua galeria.
Já o CRB ficou devendo na Copa do Nordeste do último ano, quando foi eliminado ainda na fase de grupos. Para este ano, o treinador Roberto Fernandes perdeu 13 jogadores e adquiriu oito reforços, com destaque para o goleiro Diogo Silva, que, inclusive, já está regularizado no BID da CBF. Os principais destaques da equipe para a competição, dentre os 10 remanescentes, são o zagueiro Gum, o meia Diego Torres e o atacante Hyuri. Contra o Fortaleza, o time regatiano vai para o seu quarto jogo na temporada.
Última participação do Fortaleza: em 2020, o Leão do Pici foi eliminado pelo Ceará na fase semifinal. Última participação do CRB: em 2020, o time regatiano saiu da competição ainda na primeira fase.
Com Rogério Ceni, Fortaleza conquistou o título inédito da Copa do Nordeste no ano de 2019 — Foto: Thiago Gadelha
Lista dos campeões da Copa do Nordeste:
- Vitória: 4 títulos (1997, 1999, 2003 e 2010)
- Sport: 3 títulos (1994, 2000 e 2014)
- Bahia: 3 títulos (2001, 2002 e 2017)
- Ceará: 2 títulos (2015 e 2020)
- América-RN: 1 título (1998)
- Campinense: 1 título (2013)
- Santa Cruz: 1 título (2016)
- Sampaio Corrêa: 1 título (2018)
- Fortaleza: 1 título (2019)
Fonte: https://globoesporte.globo.com/pb/blogs/nordestino-de-coracao/post/2021/02/27/copa-do-nordeste-chega-a-sua-18a-edicao-que-comeca-neste-sabado-confira-os-duelos-da-rodada-1.ghtml
Clique aqui para ler mais notícias do Vitória
Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.