Copa do Nordeste é aquecimento para ano histórico da região na Série A

Nordeste aquecimento histórico região

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

Quais times devem vencer na 1ª rodada da Copa do Nordeste? Comentaristas dão palpites

Apontar favoritismo no futebol nunca parece ser um bom negócio.

O futebol desfruta de uma alta dose de imprevisibilidade, onde infinitas variáveis são capazes de alterar de forma significativa o resultado final de uma partida.

O exercício fica ainda mais complicado quando falamos de um torneio com fases eliminatórias, onde um único jogo define a classificação, e numa competição que se inicia em janeiro e pode durar até setembro, tendo consideráveis espaços de tempo entre algumas dessas fases.

Mesmo assim, a gente é teimoso e tenta dar algum grau de distância de possibilidades entre os clubes.

Troféu Copa do Nordeste 2025 — Foto: João Gabriel Alves/CBF

E, independentemente das dificuldades para se avaliar, acredito que seja inimaginável que a Copa do Nordeste desse ano não seja conquistada por uma das cinco equipes que irão participar de uma histórica Série A do Campeonato Brasileiro.

Fortaleza e Bahia surgem como os maiores favoritos, e essa distância seria ainda maior se a Copa fosse disputada por pontos corridos, mas o efeito mata-mata acaba possibilitando maior chance de surpresas e diminui a distância técnica entre os dois clubes e seus três principais concorrentes.

Vamos às análises de cada clube:

Fortaleza – Favoritismo: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Jogadores do Fortaleza comemoram título a Copa do Nordeste 2024 após partida contra o CRB — Foto: Foto: Itawi Albuquerque/AGIF

O melhor time do nordeste nos últimos anos promete estar ainda melhor em 2025. O trabalho de Juan Pablo Vojvoda é sensacional e referência de sucesso na região. Seu poder de transformação e de reinvenção são impressionantes.

O Fortaleza tem um time mutante, com capacidade de se adaptar a vários cenários diferentes, quase sempre é mais forte em contra-ataques, mas também sabe jogar pressionando o adversário, o que deve ser a maior exigência da equipe nessa competição.

Para a Copa do Nordeste, é fácil imaginar que quase todos os adversários vão priorizar a marcação na hora de enfrentar o fortíssimo time tricolor, e sua obrigação será de encontrar soluções e gerar espaços pra furar esse bloqueio tendo maior posse de bola

A escalação sempre muda de acordo com suas necessidades, e a rotatividade oferece mais competitividade interna, melhor preparação para um número maior de atletas e maneiras distintas de jogar futebol.

  • Destaques que permaneceram

João Ricardo: em qualquer debate sobre uma hipotética Seleção do Brasileirão de 2024, o nome de João Ricardo precisa estar inserido. Regularidade, segurança e grandes defesas foram constantes.

João Ricardo no Fortaleza — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Lucero: imenso poder de decisão em 2024, já tem quase 50 gols pelo clube em duas temporadas.

Pochettino: termômetro e motor do meio-campo tricolor. Executou funções diferentes ao longo do ano passado e, seja mais recuado ou próximo do ataque, fez a diferença em vários jogos.

  • Destaques que chegaram

Pol Fernandez: contratação interessantíssima. Um dos destaques do Boca nas últimas temporadas, meia de boa habilidade, bola parada e passe. Versátil, pode jogar em qualquer posição do meio-campo.

Pol Fernandez no Fortaleza — Foto: Reprodução/Fortaleza

Gastón Ávila: zagueiro jovem, surgiu no Boca Juniors mostrando imensa qualidade, não se concretizou na Europa, mas tem potencial pra se reencontrar no Fortaleza. Rápido e com boa qualidade técnica na saída de bola, Gastón entrega muita segurança na defesa.

David Luiz: maior nome entre todos os contratados no Nordeste nesse primeiro mês de 2025, seu currículo dispensa apresentações. Chega pra recuperar seu futebol, não foi bem nos últimos dois anos no Flamengo, mas tem capacidade pra voltar a fazer a diferença. Zagueiro, mas pode ser usado na cabeça de área.

David Luiz no Fortaleza: o que pesou na decisão do jogador pelo time cearense?

Bahia – Favoritismo ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Rogério Ceni orienta atletas do Bahia em pré-temporada na cidade de Girona — Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

Apesar da queda de rendimento ao longo da Série A passada, o time de Rogério Ceni mostrou um enorme potencial no primeiro turno do Brasileirão.

Um futebol envolvente, com muita intensidade, deslocamentos, com jogadores mudando de posição e agilidade na criação de jogadas.

A falta de um banco de reservas mais qualificado estagnou o jogo da equipe, e o treinador não encontrou novas soluções. O futebol com cheiro de novo envelheceu.

A diretoria trabalhou pra resolver esse problema e as primeiras contratações de 2025 indicam um Bahia bem fortalecido, ganhando ótimas opções e encorpando o elenco.

Boa possibilidade de ser o time com maior número de pontos na primeira fase do torneio.

Everton Ribeiro em pré-temporada em Girona — Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

  • Destaques que permaneceram

Éverton Ribeiro: o grande nome do time em 2024, jogou em altíssimo nível e passou ileso pela queda de rendimento do restante da equipe.

Caio Alexandre: oscilou, mas em sua melhor fase mostrou a enorme capacidade de controlar o meio-campo.

Lucho Rodríguez: chegou na reta final, merecia ter tido mais espaço logo de cara e foi fundamental pra o time conquistar a vaga na Libertadores.

  • Destaques que chegaram

Erick: não é a contratação mais badalada, mas pode se tornar a mais importante do ano. Muita versatilidade, força, jogo aéreo, chegada na área e marcação. Sofreu com contestações da torcida do Athletico em alguns momentos, mas sempre conquistava a confiança dos treinadores.

Rodrigo Nestor: também sofreu contestações no São Paulo, mas sua entrega e versatilidade conquistavam quase todos os técnicos. E foi justamente com Rogério Ceni que viveu sua melhor fase no tricolor paulista. Não se esconde do jogo, pode fazer qualquer função no meio-campo e ainda foi usado como um “falso ponta-esquerda”, especialmente com Dorival Jr.

Erick Pulga: arrebentou na Série B passada, jogou demais e foi o maior destaque do Ceará no campeonato. Rápido, driblador e com boa finalização, ainda tem margem pra crescer e vai precisar, já que o desafio nessa temporada será muito maior.

Veja alguns gols de Erick Pulga, recém-contratado pelo Bahia

Ceará – Favoritismo: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Depois de derrapar por várias rodadas na Série B do ano passado, o time encaixou após a chegada de Léo Condé e arrancou para o acesso.

O crescimento defensivo foi o maior responsável pela transformação da equipe, mas o clube pode perder sua dupla de zaga, responsável pela evolução do time.

João Pedro já saiu e o ótimo David Ricardo tem proposta.

Mas a maior perda foi a saída de Erick Pulga, o ponta fez a diferença na temporada passada, com gols, drible e velocidade, o atacante virou a referência do Vozão.

Léo Condé vem de grandes temporadas, mostrando imensa capacidade e terá novamente a chance de iniciar um trabalho após acesso à Série A, dessa vez mais calejado com as dificuldades que enfrentou no Vitória em 2024.

O adversário mais complicado do Bahia na primeira fase do Nordestão.

Quais times devem vencer na 1ª rodada da Copa do Nordeste? Comentaristas dão palpites

  • Destaques que permaneceram

Lourenço: teve um grande ano. Se tornou o maestro do meio-campo, ditando o ritmo de jogo do Ceará. Foi fundamental pra o crescimento do time após a chegada de Léo Condé.

Matheus Bahia: fortíssimo apoio ao ataque, gerava volume de jogo pela esquerda o tempo inteiro.

Lucas Mugni: com três gols e seis assistências, Mugni foi uma peça importante para o Ceará na Série B de 2024.

Lucas Mugni pelo Ceará — Foto: LC Moreira

  • Destaques que chegaram

Pedro Henrique: depois de dois grandes anos no Inter, Pedro Henrique não conseguiu se destacar no Corinthians em 2024. Em Porto Alegre, mostrou bom futebol na ponta, mas também foi importante quando atuou como falso 9.

Dieguinho: grande versatilidade, é lateral, mas faz qualquer função do lado direito do campo, seja como volante, meia ou atacante.

Fernando Sobral: voltando pra “casa”, Sobral é promessa de se tornar titular ao longo do ano. Meia de muita força, inteligente, encorpa o jogo pela direita do campo e pode até ser usado como meia mais ofensivo pelo lado.

Fernando Sobral, jogador do Ceará — Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Vitória – Favoritismo: ⭐️⭐️⭐️⭐️

A evolução da equipe ao longo da Série A de 2024 foi impressionante. Contabilizando apenas a pontuação do returno, o time rubro-negro terminaria o campeonato na sétima colocação.

E esse crescimento garantiu o Vitória na Copa Sul-Americana de 2025.

O trabalho de Thiago Carpini foi excelente, com grande repertório tático e minimizando os muitos problemas que enfrentou, como lesões e suspensões, por exemplo.

Thiago Carpini em treino do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

E, mesmo com um elenco mais limitado, quando comparado com o grau de investimento dos adversários, o treinador encontrava ótimas soluções criativas, mudava a escalação, estratégia, funções em campo, dava uma cara diferente ao Vitória a cada rodada.

Antes mesmo que os resultados indicassem a evolução, a equipe já se mostrava competitiva e merecendo ter uma pontuação mais alta.

Maior dificuldade será encontrar um substituto à altura para o centroavante Alerrandro, que se tornou indispensável na reta final do Brasileirão.

Tendência é de briga com o Sport pela segunda colocação do Grupo na primeira fase.

Vitória inicia caminhada na Copa do Nordeste 2025

  • Destaques que permaneceram

Matheuzinho: ao lado de Wagner Leonardo, o melhor jogador do time em 2024. Ninguém no elenco fez tanta diferença e em tantos jogos quanto ele, seja jogando aberto pelos lados, como meia-armador na faixa central do campo ou até mesmo como falso 9.

Wagner Leonardo: dois anos seguidos jogando em altíssimo nível e com uma regularidade impressionante.

Lucas Esteves: um relógio suíço. Na mesma sincronia e ritmo a cada rodada, sempre entregando boas atuações.

Lucas Esteves pelo Vitória contra o Botafogo — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

  • Destaques que chegaram

Wellington Rato: mesmo levando em consideração seus momentos de oscilação nessas últimas temporadas, o meia chega com grande potencial pra elevar o nível técnico da equipe. Costuma jogar pelo lado direito do ataque, mas já foi usado como falso 9.

Baralhas: reencontra Wellington Rato, depois de atuarem juntos no Atlético-GO por três anos. Oscilou na temporada passada, mas é um jogador de boa qualidade, entrega marcação forte e chegada ao ataque.

Gabriel Baralhas – volante do Atlético-GO — Foto: Ingryd Oliveira / ACG

Sport – Favoritismo: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Depois de uma Série B bastante irregular, o Leão está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro e se espera um elenco mais forte pra essa temporada.

O time cresceu de rendimento depois da chegada de Pepa, mas o vacilo por três rodadas seguidas na reta final da B quase custou o acesso.

O time já tinha carências em 2024, especialmente na cabeça de área e nas pontas, e segue precisando dar maior atenção justamente nessas mesmas posições.

A base que permaneceu no clube, somada à expectativa de um bom trabalho do treinador, fortalecem a possibilidade de sucesso no Nordestão.

Sport estreia na Copa do Nordeste com o time principal

  • Destaques que permaneceram

Lucas Lima: o nome do acesso do Sport. Reencontrou seu bom futebol na Série B passada, já vinha bem durante todo o ano, mas seu segundo turno foi de altíssimo nível.

Barletta: outro jogador que resgatou um bom futebol. O atacante rubro-negro chegou com o moral ainda mais baixo que Lucas Lima, vinha de duas passagens ruins, no Corinthians e no Ceará, mas foi fundamental para o acesso. Chamou a responsabilidade em vários momentos e decidiu jogos.

Fabricio Domínguez: grande regularidade ao longo da temporada passada, só caiu de rendimento quando foi quebrar um galho na lateral direita. O meia uruguaio foi responsável por vários gols, mostrou ótima infiltração na área, muita intensidade e participação no jogo com e sem a bola.

Fabrício Domínguez fora dos campos: conheça mais da intimidade do volante do Sport

  • Destaques que chegaram

Rodrigo Atencio: o meia chega cercado de expectativas. Teve um grande ano em 2024, campeão da Copa da Argentina, sendo o grande destaque do Central Córdoba, clube que conquistou seu primeiro título nacional em 105 anos. Canhoto, com grande habilidade e formado no Independiente, Atencio deve ser muito útil ao longo do ano.

Gonçalo Paciência: bom currículo, acostumado a jogos de imensa exigência (Bundesliga e La Liga). Forte no jogo aéreo, inteligente pra fazer jogadas de pivô e com faro de gol, Paciência pode se destacar na temporada.

Carlos Alberto (ainda sem anúncio oficial): o alto investimento feito pelo Sport chamou a atenção, até mais do que a qualidade do atleta. Carlos Alberto já teve alguns bons momentos na carreira, ainda é jovem, tem possibilidade de crescimento e de ser útil ao time, mas os valores investidos parecem desproporcionais.

Apresentado no Sport, Gonçalo Paciência sonha em voltar à seleção portuguesa

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/pe/blogs/cabral-neto/post/2025/01/22/copa-do-nordeste-e-aquecimento-para-ano-historico-da-regiao-na-serie-a.ghtml


Nordeste aquecimento histórico região


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.