Do Vietnã à Terceira Divisão: veja onde estão os campeões da Série B pelo Vitória há um ano

Vietnã Terceira Divisão estão

O barradao.com traz para você mais uma notícia do Esporte Clube Vitória.
Aqui você fica sabendo das notícias publicadas nos quatro maiores sites esportivos do Estado da Bahia, confira abaixo o que acabou de sair na mídia.

Há exatamente um ano o torcedor do Vitória tirava da garganta o primeiro grito de campeão nacional do centenário clube. Naturalmente, alguns jogadores daquele histórico elenco deixaram o Rubro-Negro e outros ficaram. Por isso, nesta quinta-feira, data da celebração da conquista, o ge mapeou o destino dos campeões.

Após empate do Criciúma, Vitória é campeão inédito da Série B

Daquele elenco campeão da Série B, oito jogadores permanecem no Vitória: Lucas Arcanjo (único remanescente da Série C), Yuri Sena, Wagner Leonardo, Camutanga, Matheusinho, Fábio Soares, Zé Hugo e Osvaldo.

Quanto ao restante do grupo, alguns voltaram a disputar a Série B, enquanto outros foram para divisões menores ou até mesmo atravessaram as fronteiras para jogar no exterior.

Vitória levanta a taça de campeão da Série B 2023 — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Wellington Nem

Wellington Nem é apresentado no Becamex Binh Duong, um dos principais clubes do Vietnã — Foto: Reprodução / Redes sociais

Com uma carreira vitoriosa, Wellington Nem aumentou ainda mais sua galeria de títulos com a conquista da Série B 2023 pelo Vitória. O atacante foi reserva na maioria dos jogos, mas se tornou uma peça importante para Léo Condé na rotação do elenco e entrou em campo 30 vezes.

Depois da conquista, Nem deixou o Rubro-Negro e foi para o Kisvárda, da Hungria, time pouco conhecido no cenário internacional. Ele fez apenas quatro partidas pelo time europeu, sem marcar gols, antes de se transferir para o Becamex Binh Duong, um dos principais clubes do Vietnã. A temporada vietnamita está em andamento, e o jogador ainda busca seu espaço no time titular. Até agora ele fez um gol em cinco jogos e só entrou uma vez no onze inicial.

Welder

Welder com a camisa do Caxias — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O atacante foi reserva em boa parte da campanha do Vitória na Série B do ano passado e fez quatro gols na competição. Um deles marcou o nome de Welder na história do Esporte Clube Vitória. Foi do pé dele, em cobrança de pênalti, que saiu o gol do acesso e do título na vitória contra o Novorizontino, fora de casa, pela 36ª rodada.

Após deixar do Rubro-Negro, Welder teve uma rápida passagem de nove jogos pelo CRB no início deste ano antes de seguir seu rumo para disputar a Série C com o Caxias. Por lá, o atacante balançou as redes uma vez, deu duas assistências, mas não conseguiu evitar a eliminação precoce do time gaúcho.

Mateus Gonçalves

Mateus Gonçalves, atacante do Goiás — Foto: Rosiron Rodrigues/GEC

Depois de desembarcar em Salvador em meados do ano passado, Mateus Gonçalves ganhou a titularidade na equipe com boas atuações, mas passou a revezar entre reserva e titular na reta final. Ainda assim, não deixou de ser importante no título da Série B.

Mateus continuou no Vitória em 2024 e ficou marcado por balançar as redes duas vezes no primeiro Ba-Vi da final do Baiano, que terminou com título do Rubro-Negro. Com a chegada de Carpini, logo no início da Série A, o atacante ficou fora dos planos do clube e rescindiu contrato. Não demorou muito para Mateus Gonçalves assinar com o Goiás para jogar a Série B.

Mas, após 10 partidas, o atleta se envolveu em polêmica ao ir a uma festa logo após desfalcar a equipe contra o Botafogo-SP por suposta virose. Ele inicialmente foi afastado, mas o Goiás optou pela rescisão unilateral de contrato.

Dalton

Goleiro Dalton em ação pelo Botafogo-PB — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

Dalton foi uma peça importante na história recente do Vitória. Um dos heróis do acesso para a Série B em 2022, o goleiro seguiu no elenco em 2023, mas ficou na reserva de Lucas Arcanjo e teve apenas 48 minutos em campo durante a Segundona.

Depois de levantar a taça de campeão, Dalton se transferiu para o Botafogo-PB e foi uma das lideranças da equipe na Série C em 2024. Ao todo, ele entrou em campo 45 vezes pelo Belo neste ano, mas não conseguiu evitar a eliminação da equipe na segunda fase da Terceirona. Ao término do campeonato, ele anunciou sua saída do time paraibano.

Dudu

Volante Dudu, do Novorizontino — Foto: Pedro Zacchi

Homem de confiança de Léo Condé no meio-campo, Dudu foi um dos principais destaques da Série B do ano passado e manteve sua importância no início da atual temporada. Mas, após casos de indisciplina e confusão com torcedores, o Vitória, já com Carpini no comando técnico, resolveu afastar o jogador, que acertou com o Novorizontino até o fim do Paulistão 2025.

O Tigre está com acesso para a elite do futebol brasileiro encaminhado, mas Dudu pouco participou da campanha até aqui. O volante só entrou em campo seis vezes, uma delas como titular.

Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade é jogador do Mirassol — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um dos donos do meio-campo na equipe campeão da Série B em 2023, Rodrigo Andrade seguiu no Vitória em 2024 e saiu logo no primeiro turno da Série A, após confusão com torcedores em bar de Salvador. Emprestado ao Mirassol, ele ainda tenta ganhar a confiança do treinador e tem apenas três partidas como titular.

Zeca

Zeca como reforço do Mirassol — Foto: Divulgação/Ag. Mirassol

Capitão do título rubro-negro em 2023, Zeca permaneceu no Vitória em 2024, conquistou o título baiano, mas saiu ainda nas rodadas iniciais da Série A. O destino do lateral foi o Mirassol, que contratou outros quatro jogadores campeões da Série B pelo Leão da Barra.

Titular da equipe paulista, Zeca se manteve em boa forma e é um dos líderes em assistências da equipe (quatro), que está próxima de confirmar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e ainda sonha com título.

Léo Gamalho

Léo Gamalho fez gol em sua estreia pelo Mirassol — Foto: Felipe Modesto/Agência Mirassol FC

Artilheiro do Vitória na campanha do título da Série B com 12 gols, Léo Gamalho faz parte do quinteto que saiu do Rubro-Negro rumo ao Mirassol na segunda janela de transferências deste ano. O centroavante já tem 17 jogos pelo time paulista e, mesmo com status de reserva, marcou quatro gols, três deles determinantes para vitórias por um gol de diferença.

Iury Castilho

Iury Castilho é apresentado como novo reforço do Mirassol — Foto: Divulgação/Agência Mirassol

Reserva na maior parte dos jogos pelo Vitória, atacante tenta ganhar espaço com a camisa do Mirassol. Até agora, ele tem três gols em 16 partidas, um deles decisivo para garantir o triunfo contra o CRB e impulsionar ainda mais a campanha do time, que está muito próximo do acesso à Série A.

João Victor

João Victor é zagueiro do Mirassol — Foto: Felipe Modesto/Mirassol

O zagueiro revelado pelo Santa Cruz não conseguiu se firmar no Vitória e foi jogar a Série B deste ano pelo Mirassol. Com a camisa do time paulista, ele assumiu a titularidade absoluta e virou peça fundamental no time de Mozart, que está com um pé na Série A. João Victor atuou em 34 das 36 partidas da equipe paulista na Segundona.

Giovanni Augusto

Giovanni Augusto com a camisa da Chapecoense — Foto: Julliana Paulino | ACF

Experiente e com troféu da Série A na bagagem, Giovanni Augusto foi importante para a rotação do elenco do Vitória na Série B. Depois de alternar entre reserva e titularidade na campanha do título da Série B, Giovanni disputou o Paulistão pela Portuguesa e foi titular na maior parte da campanha que parou nas quartas de final, após a Lusa perder para o Santos nos pênaltis.

Logo após o término no Paulista, Giovanni Augusto foi para a Chapecoense, que atualmente luta contra o rebaixamento na Segundona. Por lá, o atleta tem 26 jogos, duas assistências e é presença constante no banco de reservas.

Matheus Trindade

Matheus Trindade fala sobre fase ruim do setor defensivo — Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

O volante passou a ser utilizado por Léo Condé na reta final da campanha do título do Vitória em 2023, mas não deixou de ter sua importância nos 12 jogos em que entrou em campo. O mais marcante deles talvez tenha sido contra o Novorizontino, em jogo que ele atuou por 90 minutos e ajudou o time com sua versatilidade.

Em 2024, Matheus Trindade deu um giro pelo mundo e foi parar no Swuon FC, da Coréia do Sul, mas fez apenas três partidas por lá, sendo duas como titular. Em julho deste ano ele retornou ao Brasil e escolheu o Pará como nova casa, ao assinar contrato com o Paysandu. O volante alterna entre a reserva e a titularidade na campanha do Papão, que praticamente decretou sua permanência na Série B.

Gegê

Gegê em ação contra o Ceará — Foto: Francisco Cedrim/ASCOM CRB

O volante saiu do Vitória após a conquista da Segundona como uma espécie de 12º jogador, afinal era um reserva que sempre aparecia durante as partidas e, às vezes, jogava como titular. Não à toa, deixou o Rubro-Negro com 43 jogos.

No CRB, Gegê é protagonista. Apesar do time viver uma temporada difícil, com luta contra o rebaixamento até as rodadas finais da Série B, o atleta é um dos destaques do time e já disputou 57 jogos com a camisa alvirrubra.

Edson Lucas

Edson Lucas em ação pela Ferroviária — Foto: Reprodução / Redes sociais

O lateral-esquerdo fez apenas oito jogos pelo Rubro-Negro em 2023, mas foi importante para a equipe com atuações regulares na reta final da Série B. Após deixar o Vitória, Edson Lucas foi para o Retrô para disputar o Campeonato Pernambucano. Ainda neste ano, ele vestiu a camisa da Ferroviária de Araraquara e atuou em dez jogos pela equipe que conquistou um acesso histórico para a Segundona.

Yan Souto

Yan Souto comemora gol pelo Juventude na Série A — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O zagueiro participou de 14 jogos do Vitória durante a Série B e foi bastante utilizado por Léo Condé quando o treinador passou a adotar o sistema com três zagueiros. Ao deixar o Leão, ele teve uma passagem pelo Goiás, no início de 2024, e agora está no elenco do Juventude, com raras participações em jogos do clube.

Railan

Railan em ação contra o Botafogo, no Nilton Santos — Foto: Divulgação / Cuiabá

Seja como titular ou reserva, o lateral-direito foi muito utilizado durante a Série B do ano passado e fez 40 partidas pelo Vitória na temporada. Em 2024, ele escolheu o Cuiabá como destino e faz um temporada consistente pelo Dourado, com 37 jogos, apesar dos sérios riscos de rebaixamento.

Léo Condé

Léo Condé, treinador do Ceará — Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Por último, não poderia faltar o comandante dessa equipe vencedora. Além de conquistar a Série B em 2023, o técnico Léo Condé garantiu permanência para este ano e ainda faturou o Campeonato Baiano, primeiro título estadual do Vitória depois de cinco temporadas. Porém, com o início ruim do Campeonato Brasileiro, ele não se sustentou no cargo e foi trocado por Thiago Carpini.

Em junho deste ano, Condé assumiu o Ceará e deu nova vida à equipe, que está no G-4 da Série B e depende só de si para voltar à elite.

Com caras novas, o atual elenco do Vitória busca reabilitação para se afastar da zona de rebaixamento e manter a ascensão do clube, que começou em 2022 e teve como ponto alto o título da Série B. De olho na permanência na elite do futebol brasileiro, o Rubro-Negro segue preparação para jogo contra o Criciúma, marcado para as 16h30 da próxima quarta-feira (horário de Brasília), pela 34ª rodada, no Heriberto Hülse.

*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo

Veja também

Anterior
Próximo

Fonte: https://ge.globo.com/ba/futebol/times/vitoria/noticia/2024/11/14/do-vietna-a-terceira-divisao-veja-onde-estao-os-campeoes-da-serie-b-pelo-vitoria-ha-um-ano.ghtml


Vietnã Terceira Divisão estão


Clique aqui para ler mais notícias do Vitória

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.